Edit Template

Sérgio Rezendes destaca “o dever de memória” do município de Ponta Delgada

O vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, esteve Quinta-feira presente na inauguração da exposição literária e fotográfica “As Sete Cidades imersas em Raul Brandão”, junto à Igreja de São Nicolau, e fez questão de manifestar “honra e satisfação na realização deste projecto cultural”.
Na ocasião, o responsável autárquico destacou “que o desenvolvimento de iniciativas como estas, que evocam memórias, neste caso o centenário da passagem de Raul Brandão pela freguesia das Sete Cidades, a 1 de Agosto de 1924, comprovam o nosso dever de memória e a preocupação do município em partilhar e preservar o legado do nosso moncelho”.
“Para mim, como vereador responsável pela área cultural e também como historiador, este evento, que conta com a colaboração dos Fotógrafos Amadores dos Açores, mais do que assinalar o centenário desta viagem, enquadra-nos no espírito e no contexto da época, no tempo e no espaço desta linda alameda, permitindo-nos percepcionar a evolução que nos traz aos dias de hoje e o papel dos líderes autárquicos na organização dos povos ao longo dos últimos cem anos. No fundo, está aqui exposta uma narrativa fantástica que nos deixa ainda mais encantados com esta nossa freguesia, valorizando o espaço verde em que se enquadra e a vertente turística deste legado em bilingue, projectando-o para o presente e futuro, a nobreza das artes envolvidas, nomeadamente a literatura e a fotografia”, acrescentou.
Sérgio Rezendes aproveitou também o momento para esclarecer que esta exposição, faz parte do projeto municipal “PDL freguesias”, uma iniciativa em constante desenvolvimento e que surgiu logo no início do mandato com o objetivo de “democratizar e descentralizar a cultura pelas 24 freguesias”.
“O PDL Freguesias tem sido um sucesso, tem levado às freguesias do nosso Concelho atividades que abrangem as 7 artes e tem contado com a imprescindível cooperação das 24 Juntas de Freguesia”, concluiu. Ainda no decorrer da cerimónia de inauguração da exposição literária e fotográfica, a Presidente da Freguesia das Sete Cidades, Cidália Pavão, falou a todos os presentes, elogiando esta acção da Câmara Municipal de Ponta Delgada: “São iniciativas, como esta, que orgulham as nossas gentes e preservam a memória das Sete Cidades, o maior ex-libris do Concelho, da ilha de São Miguel e provavelmente de todos os Açores”.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores