Edit Template

Tradicional Volta à Ilha de São Miguel em Motas de Água é muito mais do que um passeio

O mar de São Miguel encheu-se de cor e movimento, com o passeio de motas de água do Clube Naval de Ponta Delgada, nos dias 27 de 28 de Julho, que circundou a maior ilha do arquipélago dos Açores, complementando cerca de 98 milhas náuticas em dois dias.
Já na sua 31.ª edição, a Volta à Ilha de S. Miguel em Motas de Água teve o seu arranque em 1992, com cerca de 25 motas. Desde então, a volta à ilha mantém-se ininterrupta, com excepção de 2020, devido à pandemia da Covid-19.
Vinte e duas motas d’água e dois barcos de apoio partiram do Clube Naval de Ponta Delgada em direcção ao Porto Formoso, via Oeste, no dia 27 de Julho. A manhã solarenga e quente não fazia prever a ondulação que os esperava a meio do percurso, mas os pilotos do Clube Naval demonstraram toda a sua perícia e resiliência e chegaram ao Porto Formoso dentro do prazo previsto, e prontos para a famosa caldeirada de peixe do senhor Eugénio, no seu icónico gazebo com vista para o porto. Foi, como sempre, um agradável momento de convívio entre os pilotos, pessoal de apoio e familiares que se juntaram para saborear a caldeirada e ouvir as divertidas “desgarradas”.
No dia seguinte, os pilotos partiram do Porto Formoso rumo à Povoação, onde foram recebidos pelo Clube Naval da Povoação, que serviu um lanche a todos os participantes. Como sempre, este é um evento esperado por miúdos e graúdos na vila, que logo fizeram fila para experimentar um passeio de mota ao largo da baía da Povoação e nem os curiosos turistas ficaram atrás. Energias repostas, os pilotos rumaram a Ponta Delgada, de regresso à base, onde os aguardava o habitual churrasco preparado pelo CNPDL, onde não faltou alegria e boa disposição, nem tão pouco os famosos gelados da Mucca!
A Volta à Ilha é mais do que um passeio de motas de água, é um momento de camaradagem e de partilha de estórias, gargalhadas e de deslumbramento com as paisagens da ilha de S. Miguel; um momento de partilha de experiências entre os que já participam desde sempre e os que agora começaram.
Nesse espírito, o Clube Naval já pensa no próximo evento, que ligará São Miguel a Santa Maria.
O Clube Naval de Ponta Delgada agradece o inestimável apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, da J.H. Ornelas, da Junta de Freguesia do Porto Formoso, do Clube Naval da Povoação, da Mucca e de todos os que ajudaram na organização e logística deste magnífico evento.

Edit Template
Notícias Recentes
PS/Açores abre porta para aprovar o Plano e Orçamento 2025 em acordo com o Governo dos Açores do PSD/A
Descarregadas 852,71toneladas de pescado em lota no mês de Agosto representa uma queda de 23,7% em relação a igual período de 2023
Encarregados de educação queixam-se das condições precárias em que se encontra a Escola do Aeroporto em Santa Maria
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açores no Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açoresno Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores