O mar de São Miguel encheu-se de cor e movimento, com o passeio de motas de água do Clube Naval de Ponta Delgada, nos dias 27 de 28 de Julho, que circundou a maior ilha do arquipélago dos Açores, complementando cerca de 98 milhas náuticas em dois dias.
Já na sua 31.ª edição, a Volta à Ilha de S. Miguel em Motas de Água teve o seu arranque em 1992, com cerca de 25 motas. Desde então, a volta à ilha mantém-se ininterrupta, com excepção de 2020, devido à pandemia da Covid-19.
Vinte e duas motas d’água e dois barcos de apoio partiram do Clube Naval de Ponta Delgada em direcção ao Porto Formoso, via Oeste, no dia 27 de Julho. A manhã solarenga e quente não fazia prever a ondulação que os esperava a meio do percurso, mas os pilotos do Clube Naval demonstraram toda a sua perícia e resiliência e chegaram ao Porto Formoso dentro do prazo previsto, e prontos para a famosa caldeirada de peixe do senhor Eugénio, no seu icónico gazebo com vista para o porto. Foi, como sempre, um agradável momento de convívio entre os pilotos, pessoal de apoio e familiares que se juntaram para saborear a caldeirada e ouvir as divertidas “desgarradas”.
No dia seguinte, os pilotos partiram do Porto Formoso rumo à Povoação, onde foram recebidos pelo Clube Naval da Povoação, que serviu um lanche a todos os participantes. Como sempre, este é um evento esperado por miúdos e graúdos na vila, que logo fizeram fila para experimentar um passeio de mota ao largo da baía da Povoação e nem os curiosos turistas ficaram atrás. Energias repostas, os pilotos rumaram a Ponta Delgada, de regresso à base, onde os aguardava o habitual churrasco preparado pelo CNPDL, onde não faltou alegria e boa disposição, nem tão pouco os famosos gelados da Mucca!
A Volta à Ilha é mais do que um passeio de motas de água, é um momento de camaradagem e de partilha de estórias, gargalhadas e de deslumbramento com as paisagens da ilha de S. Miguel; um momento de partilha de experiências entre os que já participam desde sempre e os que agora começaram.
Nesse espírito, o Clube Naval já pensa no próximo evento, que ligará São Miguel a Santa Maria.
O Clube Naval de Ponta Delgada agradece o inestimável apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, da J.H. Ornelas, da Junta de Freguesia do Porto Formoso, do Clube Naval da Povoação, da Mucca e de todos os que ajudaram na organização e logística deste magnífico evento.