O Executivo da Câmara Municipal de Ponta Delgada recebeu nos Paços do Concelho, os grupos participantes no XXX Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico.
O momento contou com uma actuação levada a cabo pelos ranchos folclóricos provenientes de outras partes da Região e estrangeiro, que para Sérgio Rezendes, Vereador responsável pela Cultura, “teve tanto de memorável como de inspirador”.
“Foi com grande júbilo que assistimos a estas excelsas actuações, onde cada apresentação foi um verdadeiro espectáculo de talento, dedicação e paixão pelas tradições culturais. A diversidade e riqueza das danças e músicas apresentadas fortaleceram os laços entre a nossa comunidade e as culturas convidadas. Parabéns a todos”, salienta.
O autarca acrescenta ainda que “ao longo de três décadas este festival tem sido um pilar fundamental na promoção do folclore e um ponto de encontro para a partilha. Esta celebração anual não só enriquece a nossa história e identidade cultural, como também reúne as várias gerações em torno de uma herança comum e europeia que se renova a cada ano. A presença de diferentes gerações e de muita juventude, por intermédio do folclore e do coração da Europa, em Ponta Delgada assim o evidencia”.
Também presente na ocasião a vereadora Cristina do Canto Tavares parabenizou a “extraordinária performance” dos convidados e deixou um convite.
“Queria aproveitar esta oportunidade para vos convidar, juntamente com as vossas famílias, para que voltem e explorem, ainda mais, as nossas maravilhas naturais, riqueza histórica e hospitalidade ímpar. Esperamos que levem consigo memórias inesquecíveis e que o nosso convite seja aceito com entusiasmo. Voltem sempre, pois a nossa casa é também a vossa casa”.
O festival foi organizado pela Junta de Freguesia da Relva em colaboração com o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva e, nesta que é a sua 30ª edição, apresentou um cartaz com seis ranchos folclóricos açorianos e dois do centro e leste europeu.
Os ranchos participantes são oriundos da ilha de São Jorge (Grupo Etnográfico da Beira), da ilha de São Miguel (Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento, Grupo Folclórico de São Miguel, Rancho Folclórico de Santa Cecília, Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo e, Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva), da Polónia (Folk Zespół Pieśni i Tańca Ziemia Bydgoska) e Chéquia (Folk Dance Ensemble Vizovjánek).