Dois anos depois, o futebolista micaelense Diogo Motty volta a sair dos Açores para representar uma equipa do continente.
A opção do avançado foi o clube algarvio do Lusitano Moncarapachense, que vai disputar o Campeonato de Portugal, englobado na série D, a mesma onde está o Operário, da Lagoa, o único clube açoriano na prova.
Diogo Motty era uma aposta da formação do Santa Clara, onde esteve 9 anos, até aos sub 17. Na época de 2017/18, já como Sub-19, foi emprestado ao Desportivo de São Roque.
Ainda com idade júnior fez parte do plantel do Águia dos Arrifes presente no Campeonato de Futebol dos Açores. As boas exibições concederam a Diogo Motty a possibilidade de fazer a primeira época fora dos Açores. Ingressou, em Julho de 2019, no Benfica de Castelo Branco. Ainda jovem, fez apenas 12 jogos e marcou 1 golo.
Na época seguinte, de novo emprestado pelo Santa Clara, foi transferido para o SC Mirandela. Na série A foi 4.º classificado e passou para a fase de subida à Liga 2. Contribuiu nos 27 jogos com 5 golos.
O “salto” seguinte foi para a Liga 3, ao serviço da União de Santarém. Com 25 jogos disputados, apontou 3 golos e procedeu a duas assistências.
O regresso aos Açores fez-se pela porta do GD Fontinhas, da ilha Terceira. Fazia a estreia na Liga 3, em 2022/23. Começou bem neste novo e último empréstimo do Santa Clara. Nos primeiros 4 jogos marcou um golo em 3 partidas. Uma grave lesão determinou a 27 de Agosto de 2022, curiosamente num jogo com o Moncarapachense, o afastamento até Abril de 2023. Realizou somente 6 jogos oficiais.
Na época passada voltou ao Campeonato de Portugal com a camisola do Desportivo de Rabo de Peixe. Sem uma regularidade perfeita por causa de algumas lesões, Motty cumpriu 24 jogos e 6 golos.
Nesta época, no regresso à emigração, optou pelo Moncarapachense, clube que esteve na época passada na luta pela subida à Liga 3.