Edit Template

Sérgio Rezendes reforça a identidade cultural no evento que “trouxe o Japão a Ponta Delgada”

O vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, participou na cerimónia de encerramento da Semana do Japão nos Açores, uma iniciativa promovida pela AAA – Associação de Aikido dos Açores, que “trouxe o Japão a Ponta Delgada, realçando a forte ligação que existe entre estas duas terras geograficamente tão distantes”.
Na ocasião, o vereador com a tutela da área da Cultura fez questão de fazer uma pequena contextualização histórica, lembrando que “em 1543, Portugal chega ao Japão, desenvolvendo uma rota de comercialização, a primeira globalização económica e cultural que tinha nos Açores, o primeiro contacto com o velho continente e nas ilhas, um ponto de passagem para todos os destinos europeus. Apesar de se tentar evitar a paragem das caravelas, naus e galeões, a verdade é que desde muito cedo as influências culturais, e não só, se fizeram sentir, de lá para cá e de cá para lá”.
“Neste sentido, a Câmara Municipal de Ponta Delgada não poderia deixar de ver e elogiar este evento como uma forma muito evocativa, de dever de memória, da profunda ligação que temos ao outro lado do mundo, não assim tão distante como se poderia pensar. No tempo e no espaço, são inúmeros os elementos que nos aproximam do Japão, desde as vivências às nossas origens vulcânicas e sismológicas; das belezas naturais e biológicas das nossas hortências e criptomérias à mobilidade aérea e marítima interilhas ou mesmo histórica e mais recente, no contexto bélico das guerras mundiais”, adiantou.
“Senhor Embaixador do Japão em Portugal, sinta-se em Ponta Delgada, e nas nossas ilhas, como se em sua casa estivesse, dada a profunda ligação dos Açores com o seu país”, rematou.
Sérgio Rezendes aproveitou ainda a presença do Embaixador do Japão em Portugal, Ota Makoto, do Presidente da Federação Portuguesa de Aikido, Rui Martins, do Presidente da Associação Portuguesa de Aikido dos Açores, Mário Medeiros, do Presidente da Junta do Livramento, Manuel António Soares, e da Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, para “expressar a vontade do município de Ponta Delgada, dentro das suas possibilidades, em colaborar nestas dinâmicas de intercâmbio cultural, não só na vertente desportiva, mas acima de tudo nesta ligação entre dois povos tão distantes, mas com tanto em comum”.
Por outro lado, Embaixador do Japão em Portugal, Ota Makoto, afirmou que “cheguei a Portugal a 17 de Dezembro de 2021 e sempre tive grandes expectativas em visitar os Açores. Até ao momento, só tinha vindo a este arquipélago, uma vez, no ano passado, para uma visita oficial à ilha Terceira, por isso é com grande satisfação que venho conhecer mais esta ilha dos Açores”.
Durante a sua intervenção, Ota Makoto realçou que este é “um evento que me diz muito, por ser uma iniciativa de vertente mais desportiva e eu ser, também, um praticante de uma arte marcial japonesa. Para mim, este é um momento muito distinto e por isso não poderia deixar de agradecer a todas as entidades que permitiram que este evento fosse possível, para que os açoriano pudessem experienciar um pouco da cultura Japonesa”.
No decorrer da cerimónia de encerramento da Semana do Japão nos Açores, foram realizadas demonstrações das escolas e artes marciais, de Judo, Karaté, Aikijutsu, Iaido, Tenchi-Tessen, Aikido e ainda houve uma demonstração de Kendo realizada pelo próprio Embaixador do Japão em Portugal.
Com este encontro desportivo, que decorreu de 29 de Julho a 4 de Agosto, no pavilhão multiusos da freguesia do Livramento, pretendeu-se promover um encontro entre os praticantes de artes marciais e criar uma ponte entre os Açores e o Japão, tendo por base uma experiência marcial e cultural única.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores