A sétima edição do campeonato da Liga Revelação para equipas de Sub-23 começa hoje com os mesmos 16 clubes da prova da época passada.
O Santa Clara defronta pelas 11h00, no Estádio de São Miguel, o SL Benfica para 1.ª jornada da série 2, com as equipas mais a Sul e das ilhas.
A transferência do desafio do relvado das Laranjeiras para o Estádio de São Miguel deve-se ao facto de a equipa principal só utilizá-lo dentro de 10 dias, na recepção ao FC Porto, e porque a nova relva do campo das Laranjeiras ainda estar em processo de consolidação. Também o facto de o adversário ser o Benfica, sugerindo uma maior afluência de público, justificou a mudança para o maior palco do futebol micaelense.
O Santa Clara parte para esta segunda participação com uma equipa remodelada principalmente nos sectores defensivos e intermédio. Foram muitas as saídas para outros clubes, ou por os jogadores terem ultrapassado a idade ou por necessidade de rodarem em campeonatos mais exigentes, como são os das Ligas 2 e 3.
A manutenção do treinador Nuno Pimentel, coadjuvado por Diogo Medeiros, é garante de projecção dos atletas e de uma campanha em crescendo, como aconteceu na época passada.
Muitas entradas
Ao longo do mês de Julho o Correio dos Açores foi divulgando os nomes dos jogadores que entraram esta época para os Sub-23, com alguns a serem utilizados nas equipas B e de Sub-19. Desde o passado Sábado a comunicação do Santa Clara tem anunciado os nomes, a maioria já referenciada nestas colunas.
Com a possibilidade de novos jogadores serem apresentados, são já conhecidos os defesas Marcos Pacheco (ex-Desp. Rabo de Peixe), Luís Eduardo (ex-Andraus, Brasil), Edgar Antunes (ex-FC Porto), Eduardho Marcante (ex-Atlético Mineiro), Diogo Rodrigues (ex-Sp. Braga), os médios Leonardo Ponte (ex-Lusitânia), Tiago Octávio (ex-Sporting), André Castelhano (ex-Vasco da Gama da Vidigueira), José Tavares (ex-FC Alverca B), Ayrton Figueira (ex-FC Alverca), Diogo Tavares (ex-FC Alverca), Alejandro Viniega (ex-Clube Regatas Brasil) e os avançados Gustavo Veiga (ex-Atlético Mineiro), Vital Maia (ex-Belenenses), Martim Fortes (ex-Benfica) e Ewandro Santos (ex-Sporting).
Outros jogadores devem chegar em breve. O problema da inscrição, face ao novo processo de imigração não abranger a Liga Revelação, impede Marcante e Gustavo de serem hoje utilizados.
Da época passada transitam os guarda-redes João Afonso e Denivys, os defesas Ary Garcia, Samuel Velho, João Ferreira e Bruno Castro; os médios Martim Madeira, Cristiano Frutuoso, André Cunha e Tiago Queiroz e os avançados Jean Sales, Cristian, Melvin Costa, Tiago Duarte, Jaime Júnior e Joaninha.
Na primeira fase do campeonato jogam todos contra todos a pontos e em duas voltas. Os primeiros 4 classificados de cada zona jogarão para o apuramento do campeão e os restantes 8 (as equipas das séries mais a norte e mais a sul do continente e ilhas juntam-se) disputam a qualificação para a Taça Revelação, que fica ao alcance dos dois primeiros.
David Polido saiu
David Peres Polido transferiu-se do Santa Clara para a AD Sanjoanense, da Liga 3.
O médio de 20 anos, de nacionalidade brasileira, chegou ao Santa Clara há um ano oriundo dos juniores do FC Alverca.
Nos Sub-23, onde era capitão da equipa, realizou 18 jogos, com 4 golos e duas assistências, e na equipa B apenas alinhou em dois jogos. Foi fustigado por algumas lesões.
Dos jogadores que terminaram a época passada nos Sub-23 do Santa Clara saíram Daniel Borges (promovido à equipa principal), Kauan Ferreira, Lucas Kawan, Eduardo Ageu, Matheus Sarará, todos para o FC Alverca, Maycon Douglas e Isaac Valença (1.º Dezembro) e Rodrigo Valente (Felgueiras).