Realizou-se no passado fim-de-semana a 30.ª edição do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, que se traduziu num evento de alto nível cultural e etnográfico.
Uma vez mais, o folclore, a identidade dos povos, esteve em máxima evidência, num abraço cultural de São Miguel, São Jorge, Chéquia e Polónia.
Com o tema do Espírito Santo, o cenário foi composto por esta vivência religiosa tradicional em todas as ilhas dos Açores. Neste caso o cenário representou a tradição relvense e micaelense.
Pelas 19h30 horas, houve a cerimónia de entrega de lembranças, no Centro Cívico e Cultural da Relva; às 20h00 horas, concentraram-se no mesmo local os grupos participantes; às 20h30 horas, deu-se lugar ao desfile Folclórico e Etnográfico pela Av. 5 de Agosto e Av. da Igreja e às 21h00 horas, a abertura oficial do XXX Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, no Jardim 5 de Agosto, tendo o momento mais esperado acontecido pelas 21h15 horas com o início das actuações, com o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Cultural e Recreativo Domingos Rebelo, Ponta Delgada; Grupo Folclórico de São Miguel, Ponta Delgada; Folk Dance Ensemble Vizovjánek – Chéquia; Rancho Folclórico de Santa Cecília – Fajã de Cima; Grupo Etnográfico da Beira – Ilha de São Jorge; Folk Zespół Pieśni i Tańca Ziemia Bydgoska Polónia; e o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
Por volta das 24h00 horas, houve ainda lugar a um convívio no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves, onde estiveram presentes os grupos participantes entre outros convidados.
A edição deste ano contou com a presença da Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro; do Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, bem como do Presidente da Junta de Freguesia da Relva, Pedro Melo; Presidente da Assembleia de Freguesia da Relva, José Costa Melo e a Representante da Casa do Povo de Relva, Catarina Medeiros.
Estiveram ainda presentes o Presidente do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, Ione Rebelo; a Diretora Local do INATEL, Ivone Brasil; a Representante da Federação do Folclore Português, Carina Silva; o Responsável da Escola de Violas da Relva, Humberto Soare, o Chefe do Grupo de Escoteiros 193 da Relva, Nelson Santos; e o Presidente do Clube de Karaté Shotokan da Relva, Nelson Rego.
O Grande Festival de Folclore da Relva, viu assim confirmado o seu prestígio a nível nacional e internacional de ser o maior festival de folclore do género realizado na ilha de São Miguel e um dos maiores dos Açores.
Ficou demonstrado o porquê de ser tão bem-conceituado a nível nacional e internacional, fruto do empenho da sua organização (Junta de Freguesia da Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva), que já estão a estruturar a trigéssima primeira edição do próximo ano.