Edit Template

Meio Século é como se chama o barco do empresário Paulo Sousa que agora é também o nome do snack-bar que gere

A cidade de Ponta Delgada tem desde Sábado, dia 3 de Agosto, um novo espaço de restauração. O snack-bar Meio Século localiza-se na Rua Doutor Aristides Moreira da Mota, n.º 59, onde em tempos funcionou a Casa do Bacalhau.

O dia da inauguração oficial coincidiu com a Festa Branca, evento anual, que este ano foi a 8.ª edição PDL White Ocean, assim também conhecida.
Paulo Sousa, de 52 anos de idade foi quem apostou neste ramo de negócio, muito diferente daquilo que anteriormente fazia, já que o nosso entrevistado era chefe da oficina de mecânica na AFAVIAS – Engenharia e Construções, SA., empresa fundada na Região Autónoma da Madeira, que está presente em Portugal continental, nos Açores e em Angola, onde mantém uma posição relevante.
O empresário Paulo Sousa é natural da ilha de Santa Maria, mas veio para São Miguel há 30 anos.
“Falei com a proprietária do espaço, que concordou em alugar-me. Entretanto, a senhoria também aceitou que fizesse algumas alterações e assim aconteceu”. Foram realizadas obras de remodelação do espaço durante algum tempo, concretizadas por Paulo Sousa. “Eu é que fiz, sozinho, estas obras, que demoraram, mais ou menos, quatro meses”.
Neste momento, o snack-bar Meio Século funciona com dois colaboradores, mas em breve vai ter outros dois.

Ementa vai ser diversificada

Obviamente, que os cafés são muito requisitados nestes tipos de espaços de restauração, mas em breve a ementa vai ser muito mais completa. “Vamos servir almoços, petiscos, lapas grelhadas, apesar de não sermos um restaurante, mas vamos ter uma boa ementa, em que também vamos ter muita coisa, como tostas, sandes ou baguetes.
Ontem, ao almoço, a sopa era de cenoura e a cozinha preparava as saborosas bifanas no pão.
Todos os dias haverá sopa, que como se sabe, são ricas em nutrientes e fazem parte da tradição gastronómica portuguesa e as receitas são inúmeras.
Sendo, efectivamente um snack-bar, serve refeições leves e rápidas, onde se incluem uma variedade de produtos além de bebidas, aperitivos e bolos.

“A melhor abordagem é enfrentar
um dia de cada vez”

Perspectivando o futuro, mostrou-se optimista. “Pode ser, que as perspectivas sejam boas, mas às vezes, a melhor abordagem é enfrentar um dia de cada vez”.
Em termos de clientela, o dia da Festa Branca “já foi muito bom, mas ontem (Segunda-feira) tivemos uma boa casa, com bastante movimento”.
O turista ainda não apareceu em grande número, porque o espaço também é muito recente e ainda falta aplicar os placards publicitários, que é uma excelente maneira de atrair clientes e comunicar informações importantes.
O snack-bar Meio Século abre todos os dias, aos Domingos inclusivamente, das 07h00 às 22h00. “Ao Domingos também, mas se não valer a pena, veremos”.
Paulo Sousa teve sempre em mente abrir o seu próprio negócio, confessando, de igual modo, que não é cozinheiro, mas sabe cozinhar. “Faço leitão assado no forno de lenha e se calhar, no futuro, por encomenda, até ponderarei fazer também, ao Domingo”.
Agora que tem o seu próprio negócio fica com menos tempo para fazer outras coisas, como por exemplo, pescar. “Tenho um barco e gosto muito da actividade da pesca, mas neste momento vou dedicar-me aqui ao snack-bar”.
Mariense de nascença, sempre que pode regressar à ilha que o viu nascer, mas não com a regularidade que desejaria. “Vou lá de vez em quando e às vezes a minha família vem cá, mas não consigo lá ir, porque tenho sempre muito que fazer”.

“Meio Século”

A terminar fique a saber, o porquê deste snack-bar chamar-se Meio Século. “Quando festejei o meu quinquagésimo aniversário comprei o meu barco, que o baptizei de “Meio Século”. Então, quando pensei no nome a atribuir a este snack-bar optei pelo nome de baptismo do barco e assim foi.
E já agora, Paulo Sousa pensa também colocar uma fotografia do barco no interior do novo espaço, onde se pode ver o nome da embarcação “Meio Século”.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Petição pela protecção e requalificação da Baía da Praia Formosa debatida em Comissão do Parlamento dos Açores com apelo à “união entre as entidades”
Governo diz que nunca se comprometeu com a fusão das escolas profissionais da Santa Casa, APRODAZ e da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
GNR apreende mais de 8 kg de lapas apanhadas ilegalmente nas Flores
“O alcoolismo é uma das patologias que apresenta mais tendência para o suicídio nos Açores”,afirma o médico psiquiatra Luís Sá e Melo
Durão Barroso lembra que Francisco “teve uma mensagem que ultrapassou muito a dimensão dos católicos”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores