O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores anunciou que foram detidas 11 pessoas durante o período de 2 a 5 de Agosto, no âmbito da actividade operacional regular desenvolvida pelas Divisões Policiais e de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço.
Pela Divisão Policial de Ponta Delgada foram detidos 10 indivíduos do sexo masculino. Dois destes, com idades compreendidas entre os 24 e os 29 anos, foram detidos na freguesia de São Sebastião, em ocorrências policiais distintas, por crimes contra a Autoridade Pública, nomeadamente por ameaça agravada. Na mesma freguesia, ainda foi detido um homem de 36 anos por suspeita de furto na forma tentada, ocorrido num estabelecimento comercial. Na freguesia da Conceição, concelho da Ribeira Grande, foi detido um jovem de 19 anos por suspeita de introdução em local vedado ao público.
Nos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa, foram detidas quatro pessoas, com idades entre os 19 e os 54 anos: três por suspeita de condução de veículo sem habilitação legal e uma por suspeita de condução de veículo sob o efeito de álcool, apresentando uma TAS superior a 1,20 g/l. Nos concelhos de Vila Franca do Campo e da Ribeira Grande, foram detidas duas pessoas em cumprimento de mandados de detenção e condução, emanados pela Autoridade Judiciária competente, para assegurar a presença em diligências processuais em Tribunal.
Na Divisão Policial de Angra do Heroísmo, foi detido um homem de 44 anos por suspeita de condução de veículo sem habilitação legal. Também foi realizada uma operação de fiscalização rodoviária, no concelho de Angra do Heroísmo, tendo sido detectadas 10 infracções ao Código da Estrada.
No período em análise foram registadas 54 ocorrências de acidentes de viação, que, além de danos materiais, provocaram 15 feridos. Em São Miguel, ocorreram 38 acidentes, resultando em um ferido grave e cinco feridos ligeiros. Na Terceira, registaram-se nove acidentes, com um ferido grave e 6 feridos ligeiros. No Pico, ocorreram três acidentes, resultando em dois feridos ligeiros. No Faial, registaram-se quatro acidentes sem feridos. No total, foram registados 54 acidentes, resultando em dois feridos graves e 13 feridos ligeiros. O Comando Regional da PSP dos Açores recomenda a todos os cidadãos ou vítimas que, sempre que tenham conhecimento de situações suspeitas ou relacionadas com a prática de ilícitos, “contactem, no mais curto espaço de tempo e por qualquer via, qualquer Esquadra da PSP a fim de accionar a intervenção policial em tempo útil e em prol de um melhor serviço à comunidade.”