O Grupo Desportivo das Fontinhas pode não participar na próxima edição do Campeonato de Futebol dos Açores, que deverá decorrer entre Outubro e Abril, com organização da Associação de Futebol de Ponta Delgada.
O Presidente do GD Fontinhas, José Fernando Borges disse, ao Diário Insular, que “nada está decidido” sobre a participação do clube no Campeonato de Futebol dos Açores, mas admitiu que a desistência poderá ser uma realidade caso não seja possível formar um plantel com jogadores locais que possa dar garantias no que se refere à competitividade.
“Estamos a tentar fazer a equipa mas estamos com dificuldade em arranjar jogadores e ainda não está decidido que vamos participar. Está a ser difícil assegurar jogadores na ilha e não é viável ir buscar atletas ao mercado exterior porque perdemos o subsídio para os atletas formados na Região. Há a hipótese de recrutar jogadores noutras ilhas, mas isso implica assegurar estadia e alimentação para os atletas o que é incompatível, neste momento, para o clube. Temos já alguns jogadores, mas não são suficientes para fazer um plantel”, afirmou José Fernando Borges.
Recorde-se que a o GR Fontinhas conquistou o Campeonato de Futebol dos Açores, na época de 2018/2019 e, desde dessa altura, disputou o Campeonato de Portugal e a Liga 3.
Caso a decisão seja no sentido de não formar equipa sénior para a época desportiva de 2024/2025, José Fernando Borges assegurou que o clube vai continuar a desenvolver a sua actividade no futebol de formação.
Os sócios do GR Fontinhas elegeram os novos corpos sociais para o biénio 2024/2026 e aprovaram as contas do clube, numa assembleia-geral que decorreu a 22 de Julho.
Cumprem os requisitos para disputar a 12.ª edição do Campeonato de Futebol dos Açores o CD Rabo de Peixe, GD Fontinhas, JD Lajense SC Angrense, SC Praiense, SC Guadalupe, GD São Roque, CD Santa Clara B, SC Barreiro e CD Lajense.
O historial da competição aponta que o SC Angrense é o clube com mais troféus conquistados (três), enquanto o CD Operário foi o vencedor na época 2023/2024.