A Techie Professional Technologies está na Rua Margarida de Chaves, 52. Anteriormente, o negócio era um franchising da Cartridge World com loja física também na cidade da Ribeira Grande, mais concretamente na Rua de Nossa Senhora da Conceição, 29.
Bruno Silva, de 40 anos de idade é um dos sócios da Techie Professional Technologies. Techie é um termo urbano para pessoas interessadas em tecnologia, como iT, software e engenharia. Podem ser profissionais ou entusiastas que acompanham as tendências tecnológicas, resolvem problemas técnicos e inovam com novas tecnologias.
“A marca Cartridge Word é uma representação mundial, que ao longo do tempo foi perdendo alguma expressão na Europa, continuando a ter um notório crescimento nos Estados Unidos da América”, explicou.
“A Techie mantém a principal actividade da Cartridge World, que é enchimento de tinteiros e toners para as impressoras. Desde o início, que fazíamos isso e continuamos a fazer o reenchimento dos tinteiros, que é uma parte muito importante da nossa empresa, que faz com que ajude o ambiente, que é uma das principais preocupações a nível ambiental, tendo em conta, que estamos nos Açores e continuamos a reutilizar, reduzir e reutilizar, em que a pessoa trás cá o seu tinteiro ou toner, utilizamos a mesma embalagem e voltamos a reabastecer o mesmo cartucho, evitando-se desperdícios, porque para fazer um toner, são necessários aproximadamente quatro litros de petróleo e ao conseguirmos reutilizar um tinteiro evitamos desperdícios”.
“Já conseguimos reciclar milhares
de tinteiros”
De referir ainda, que todos os tinteiros que a Techie não conseguir reabastecer ou reutilizar são enviados para uma empresa específica cá nos Açores, que faz a reciclagem desse material, ou seja, dali nada vai para o lixo, nem tinteiros muito menos toners. Assim, “ao longo destes anos já conseguimos reciclar milhares de tinteiros, evitando-se assim que possam ir para aterros sanitários e fazendo com que o nível de poluição aumente”.
Convém destacar, que para além dos quatro litros de petróleo que são necessários para se fazer um toner, cada toner é composto por cerca de 1,13kg de plástico, borracha e alumínio. O plástico demora até mil anos para se decompor, e quando acumulado, diminui consideravelmente a vida útil dos aterros sanitários.
Marca própria e muitos outros serviços
Sucintamente, a actividade na empresa mantém-se, mas o nome mudou recentemente. “Passamos a ser marca própria, nossa e açoriana, e está registada para permitir ainda um maior crescimento dentro do ramo”.
Para além da reciclagem dos tinteiros e toners, a Techie Professional Technologies vende toda uma gama de materiais escolares, mas também faz impressões, digitalizações, encadernações e carimbos, para além de disponibilizar muitos periféricos ao nível da informática, como ratos ou teclados.
Uma impressora de grande formato permite imprimir no tamanho A0, que é o maior tamanho de papel padrão, usado principalmente para impressões gráficas e documentos científicos também na área da arquitectura ou cartazes.
A Techie Professional Technologies tem a ainda a impressão 3D, que é uma forma de tecnologia inovadora, que permite criar um objecto físico com rapidez e precisão a partir de um modelo digital no computador. “As pessoas podem vir cá com um ficheiro e fazer uma impressão 3D daquilo que precisarem”.
José Paulo Santos, Álvaro Bettencourt são os outros dois sócios de gerentes da Techie Professional Technologies, que também tem um espaço físico na Ribeira Grande, na Rua de Nossa Senhora da Conceição, 29.
Alargar a área de negócios
Em termos de perspectivas para o futuro, Bruno Silva diz, que “com esta mudança de imagem, a Techie Professional Technologies anseia alargar ainda mais a área de negócios, mantendo a empresa no sector da tecnologia com foco principal na reutilização dos tinteiros e toners. Fazemos algumas reparações, mas queremos, do mesmo modo, alargar essa área e inovar na parte tecnológica”.
A loja de Ponta Delgada conta com quatro colaboradores e dois na Ribeira Grande.
Em termos de horário, em Ponta Delgada abre às 09h00 e encerra às 19h00, de segunda a sexta-feira, ao sábado, das 09h00 às 13h00.
Na Ribeira Grande, das 09h00 às 18h30, durante a semana, ao sábado, também das 09h00 às 13h00.
Tal como em Ponta Delgada, “o negócio na Ribeira Grande também está a correr bem, principalmente na parte da impressão, para além da reutilização dos tinteiros e toners, e os periféricos também, mais lá do que em Ponta Delgada, até porque aqui há mais concorrência”.
Quem é quem?
Bruno Silva é natural de Ponta Delgada e cresceu na Rua Nova do Visconde, perto da Mãe de Deus e começou muito cedo a trabalhar sempre a lidar com o público, de início na Loja do Gato Preto, como sub-gerente e depois passou a Cartridge World, de início como colaborador, agora como sócio-gerente.
O seu percurso escolar inicia-se na Escola “A Passarada”, seguindo-se depois a Roberto Ivens e as Laranjeiras. Ainda tentou seguir a área do desporto, mas como o pai lhe disse, que tinha de começar a trabalhar, assim aconteceu.
Para além de ser pai de três filhos, Bruno Silva é músico, nos seus tempos livres, da banda Blackout, que toca vários géneros musicais tais como rock, pop, comercial, swing, música brasileira, entre outros. Com reportório vasto, a banda toca temas dos anos 50, 60, 70, 80 e da actualidade, com o objectivo de animar o público em geral sem faixas etárias predominantes.
Marco Sousa