Edit Template

Sala internacional do Aeroporto João Paulo II fica lotada durante a manhã afectando centenas de passageiros

“A sala internacional do Aeroporto João Paulo II, de Ponta Delgada, tem capacidade para entre 250 e 300 passageiros. Desde o começo do Verão IATA, quase todos os dias, o Aeroporto João Paulo II entre as 6h00 e as 7h00 da manhã recebe cinco voos internacionais. Isto significa que se cada voo vier cheio, são aproximadamente 900 passageiros num espaço de uma hora”. Quem o diz é Paulo Pires, da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP).
Em declarações ao ‘Correio dos Açores’, o sindicalista afirmou que desde que a PSP assumiu o controlo de fronteiras do Aeroporto João Paulo II, em Outubro do ano passado, houve um reforço de pelo menos 10 polícias para o aeroporto de Ponta Delgada para fazer face à situação do Verão IATA.
“Desde o início do Verão IATA, quase todos os dias, o aeroporto de Ponta Delgada entre as 6h00 e as 7h00 da manhã recebe cinco voos internacionais – Boston (Estados Unidos), Nova Iorque (Estados Unidos), Praia (Cabo Verde), Toronto (Canadá) e Montreal (Canadá). Se os voos vierem todos cheios, estes passageiros não cabem todos dentro da sala. Não cabem lá todos”, reforçou.
O nosso interlocutor realça que a PSP já identificou o problema à SATA, que faz a coordenação dos seus voos, e à ANA, que tem a responsabilidade de gerir o aeroporto.
De acordo com Paulo Pires, a solução encontrada é a saída gradual dos passageiros do avião, para “não estarem ao sol, à chuva e às intempéries”.
“Mesmo assim, com o funcionamento de três boxes e três ou quatro rapides, a polícia tem feito o seu trabalho bem e despacham cerca de 900 passageiros num espaço de 2h00 ou 2h30”, disse ao jornal.
O nosso interlocutor afirma que o problema “realmente existe”, mas a responsabilidade é de quem gere o aeroporto. “Este problema começou desde o início do Verão IATA, a partir de Maio ou Junho. A PSP identificou o problema já quando os voos estavam programados, com três ou quatro meses de antecedências.”
Sobre o facto de a PSP assumir o total controlo de fronteira, o sindicalista disse que a polícia tem duas valências nos aeroportos, principalmente naqueles que recebem voos internacionais: a valência da segurança aeroportuária e a valência do controle de fronteira.
Em relação aos passageiros que mostram desagrado perante a situação de desembarque dos voos internacionais, Paulo Pires afirma que a polícia informa que devem manifestar o seu sentimento junto às entidades responsáveis.
O Aeroporto João Paulo tem recebido vários passageiros de voos internacionais e de acordo com o Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), em Junho do presente ano, houve 44.635 passageiros desembarcados em Ponta Delgada oriundo de voos internacionais, mais 16 mil passageiros face ao ano passado no período homólogo (28.838 passageiros desembarcados de voos internacionais em São Miguel).
Filipe Torres

Edit Template
Notícias Recentes
Petição pela protecção e requalificação da Baía da Praia Formosa debatida em Comissão do Parlamento dos Açores com apelo à “união entre as entidades”
Governo diz que nunca se comprometeu com a fusão das escolas profissionais da Santa Casa, APRODAZ e da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
GNR apreende mais de 8 kg de lapas apanhadas ilegalmente nas Flores
“O alcoolismo é uma das patologias que apresenta mais tendência para o suicídio nos Açores”,afirma o médico psiquiatra Luís Sá e Melo
Durão Barroso lembra que Francisco “teve uma mensagem que ultrapassou muito a dimensão dos católicos”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores