Edit Template

“As coisas hoje em dia estão diferentes, os tempos mudaram e a adaptação é fundamental para enfrentar os desafios da vida”

Situado na artéria principal da cidade da Ribeira Grande, mais concretamente na Rua Nossa Senhora da Conceição, n.º 19 surge o Mini Mercado Costa, um dos mais antigos do concelho.

O negócio é familiar, onde podemos encontrar José Francisco Costa, de 71 anos de idade, que já está ali há 38 anos.
“Aqui na Ribeira Grande, este foi um dos primeiros mini mercados que apareceu no concelho, muito diferente de outros tempos, que eram mercearias. Este local aqui chegou a ser uma frutaria e mercearia, mas agora é um mini mercado, que tem também frutaria e vende um pouco de tudo”.
Por ser um negócio familiar, quando conversávamos com José Francisco Costa, o filho Ricardo Costa fazia a reposição de mercadoria, mas a mulher, que é um dos rostos do Mini Mercado Costa, estava ausente por motivos pessoais.
“Temos as nossas rotinas, o meu filho está a repor mercadoria que foi buscar ao armazém para que nada falta nas prateleiras”.

O pão é sempre do dia

O pão é sempre do dia, fresco e de uma padaria da vila de Rabo de Peixe, mas também há pão caseiro, este da freguesia da Fajã de Baixo.
O Mini Mercado Costa tem sempre os seus habituais clientes, a maioria deles fiéis e que já vão há muitos anos.
Os turistas também são clientes, não só porque a Rua Nossa Senhora da Conceição é uma das artérias mais movimentadas da cidade da Ribeira Grande, mas também porque nas imediações há muitos alojamentos locais. “Muitos turistas compram e vende-se sempre qualquer coisa, mas a realidade é que as pessoas compram mais nas grandes superfícies comerciais e começa a ser cada vez mais difícil, os mini mercados sobreviverem”.
E por falar em alojamentos locais, são mais acessíveis do que as unidades hoteleiras, já que os proprietários dos alojamentos locais geralmente têm menos despesas operacionais do que os hotéis.

Produtos a preços acessíveis

E porque fala quem tem experiência, “a água, a fruta e os artigos de higiene pessoal são alguns dos produtos que os turistas mais procuram”.
O Mini Mercado Costa disponibiliza ainda os doces e os licores tradicionais dos Açores.
De qualquer maneira, “o Mini Mercado Costa consegue ter produtos com preços acessíveis porque procuram também fornecedores mais baratos para poder ter uma gestão eficiente de custos”.
José Francisco Costa fala do crescimento da cidade da Ribeira Grande, que “em breve também vai ter uma nova unidade hoteleira” de 5 Estrelas, “Areal e Mar”, assim como “um McDonald’s” junto à rotunda do surfista. “Para além disso, temos muitas atracções turísticas, como Salto do Cabrito, a Caldeira Velha, as Termas da Caldeiras, a Lagoa do Fogo e as praias, na cidade considerada a capital do surf”.
José Francisco Costa começou por trabalhar no comércio antes de cumprir o serviço militar obrigatório, tendo dado entrada no exército português no dia 22 de Abril de 1974, ou seja, três dias antes de se ter dado a Revolução de 25 de Abril.

Funcionário da Divisão
de Água da Autarquia

Antes do Mini Mercado Costa foi funcionário da Câmara Municipal da Ribeira Grande, durante muitos anos antes de se reformar, recordando antigos presidentes da autarquia como Sampaio Rodrigues, Armando Mota, António Pedro Costa e até Alexandre Gaudêncio, o actual Presidente, que ali está desde 2023.
Como colaborador da Câmara Municipal da Ribeira Grande trabalhou na Divisão da Água, onde em tempos “recebia-se de porta em porta e fazia-se a leitura dos contadores manualmente, mas gora são feitas de maneira diferente com aparelhos digitais ou através da linha de comunicação de leituras”.
“As coisas hoje em dia estão diferentes, os tempos mudaram e a adaptação é fundamental para enfrentar os desafios da vida”, acrescentou.
Em termos de perspectivas para o futuro respondeu da seguinte forma: “É uma pergunta difícil de responder, porque os tempos estão a mudar e o ar condicionado é uma necessidade para podermos lidar com as temperaturas. Antigamente, os verões eram quentes, mas não como agora e se antes podíamos trabalhar aqui sem ar condicionado, agora não é assim e temos de ter mesmo ar condicionado. Quanto ao negócio, vai ser aquilo que Deus quiser que seja”.
Durante a semana, o horário de funcionamento do Mini Mercado Costa é das 09h00 às 19h00 todos os dias, ao Sábado das 09h00 às 17h00. Domingo é dia de descanso, “mas também para fazer contabilidade”, sustentou.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
“Sabe sempre bem regressar às origens e à Vila da Povoação”
O projecto “Filhos do Atlântico” foi fundado por dois jovens açorianos que transformam histórias da Região em conteúdos audiovisuais
Festival “O Mundo Aqui” e AIPA afirmam Ponta Delgada como cidade multicultural
Os 10 países mais poluentes
Trabalhadores da base americana nas Lajes podem requerer, a partir de amanhã, o apoio financeiro temporário criado pelo Governo Regional para cobrir as remunerações em atraso
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores