A Caldeira Velha, na Ribeira Grande, a Poça da Dona Beija e a piscina de água quente do Parque Terra Nostra continuem encerradas ao público embora as últimas análises tivessem apresentado um “significativo decréscimo na concentração do agente microbiológico identificado previamente (acima de 95% de redução).”
Segundo a Direcção Regional de Saúde, “ao manterem-se os resultados em trajectória descendente, será possível reabrir estes espaços, respeitando regras de utilização dos mesmos.”
A Direcção Regional de Saúde, em articulação com as autoridades de saúde da Ribeira Grande e Povoação, e a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM), realizou uma investigação ambiental com colheitas de águas na Caldeira Velha, na Poça da Dona Beija e no Parque Terra Nostra.
A análise laboratorial inicial das amostras colhidas foi realizada pelo INSA, com resultados conhecidos a 24 de Julho. Em consequência da análise, as amostras das piscinas da Caldeira Velha, Poça da Dona Beija e do Parque Terra Nostra apresentaram resultados positivos para contaminação microbiológica.
As amostras das nascentes da Caldeira Velha, Poça da Dona Beija e do Parque Terra Nostra apresentaram, então, resultados negativos.
Estes sistemas de água, Segundo a Direcção Regional de Saúde, “oferecem as condições ideais para a colonização, multiplicação e disseminação de alguns agentes microbiológicos, nomeadamente bactérias.”
Pelo ‘Princípio da Precaução, as autoridades de saúde entenderam “determinaram o encerramento imediato” das três zonas de banhos de água quente, excluir o público dos tanques e proceder a uma desinfecção de choque.
Foi também decidido efectuar a drenagem, limpeza e desinfecção dos tanques e acessórios e “rever as medidas de controlo e avaliação de risco”.
Após o enchimento dos tanques, foi efectuada uma nova análise no dia seguinte e após duas a quatro semanas.
Foi decidido “manter o encerramento até que a avaliação de risco tenha dado resultados satisfatórios”.
“Cumpridos estes procedimentos”, foi efectuada nova recolha de amostras nos três locais entre os dias 29 e 30 de Julho, sendo a análise laboratorial das amostras colhidas realizada pelo INSA, com resultados conhecidos entre 1 e 5 de Agosto.
Esta segunda análise evidenciou que as amostras das piscinas da Poça da Dona Beija, do Parque Terra Nostra e Caldeira Velha continuavam com “resultados positivos, porém com significativo decréscimo na concentração do agente microbiológico identificado previamente (acima de 95% de redução).”
Perante tais resultados foi decidido “manter o encerramento e a exclusão de público da área do tanque; proceder a uma nova desinfecção de choque; efectuar nova drenagem, limpeza e desinfecção dos tanques e acessórios. E rever as medidas de controlo e avaliação de risco.
Após o enchimento dos tanques, foi efectuada nova análise no dia seguinte e após duas semanas.
Entretanto, foi decidido “manter o encerramento até que a avaliação de risco tenha dado resultados satisfatórios.”
Em relação aos resultados já recepcionados, e após reunião envolvendo várias entidades técnicas do sector, a estratégia apresentada pela Direcção Regional de Saúde “foi aceite de forma unânime, pelo que foram realizadas drenagem, limpeza e desinfecção dos tanques e as terceiras análises colhidas nestes locais nos dias 6 e 7 de Agosto.”
Foi ainda acordado que, “ao manterem-se os resultados em trajectória descendente, será possível reabrir estes espaços, respeitando regras de utilização dos mesmos. Perspectiva-se a recepção dos resultados ao longo da próxima semana.”
