A caravana do Campeonato dos Açores de Ralis rumou à ilha mais a sul do arquipélago para disputar o Explore Santa Maria Rally.
Conhecida desde meados do século passado pela importância do seu enorme aeroporto, ali construído pelos norte-americanos no decorrer da segunda guerra mundial que depois passou a grande ponto de escalas técnicas e por ser o único aonde aterrava o mítico Concorde, e mais recentemente, por ser a ilha onde se estão a desenvolver projectos ligados à exploração espacial, cabe agora aos “foguetões” e “aviões” do Campeonato dos Açores de Ralis percorrerem, a alta velocidade, os quase 77 km de extensão de provas especiais que constituem o itinerário da prova.
Com destaque para algumas novidades ao nível da prova super-especial que marcou ontem a abertura, que conheceu redução de duas passagens para apenas uma, algumas alterações nos troços e ainda um ajuste de 15 minutos aos horários inicialmente publicados, a prova organizada pela Secção de Automobilismo e Karting do Clube Asas do Atlântico promete, com uma lista de inscritos composta por 59 formações e com a presença dos protagonistas à geral e na competição reservada às duas rodas motrizes, uma ronda de enorme interesse num rali sempre muito acarinhado pelos pilotos pela velocidade atingida e pela peculiaridade das estradas marienses.
Desportivamente, depois de em 2023 ter sido neste rali que Rúben Rodrigues começou a acreditar na reconquista do campeonato, é sobre o actual líder do campeonato e sobre o vice-campeão em título, Luís Miguel Rego, que recai o centro das atenções sobre a luta pelos lugares absolutos, com Bruno Amaral à espreita de uma tremenda falha dos homens da frente para aspirar a um dos primeiros dois lugares.
Pelas duas rodas motrizes, o duelo a que se assistiu no Faial entre Rafael Botelho, actual líder da competição, e Henrique Moniz reedita-se nesta prova, “apimentado” por outras presenças de igual valor e destaque. Nota para a ausência do campeão em título desta competição em específico, Filipe Marques.
Numa lista de inscritos repleta de motivos de interesse e de quase certas disputas por toda a tabela de classificação, vai destaque também para a participação de Rui Borges em Citroën C3 N5 e de Nelson Trindade em Skoda Fabia N5.
Ao todo, à partida eram cinquenta e nove, as equipas que se comprometeram disputar nove provas especiais de classificação (ontem disputou-se apenas uma super-especial), sendo que este sábado e antes da interrupção a meio do dia para assistência às equipas, realizam-se duas passagens por São Pedro/Santa Bárbara e Picos/Barreiros, com 9,82 km cada de extensão. À tarde, são mais duas passagens por mais duas provas especiais a animarem o rali, com visita da caravana a Ginjal/Anjos e Salto/Arrebentão, com 5,82 km e 11,94 km, respectivamente, e com a última passagem por Salto/Arrebentão a ser o palco da powerstage.
