Edit Template

Caravana do Campeonato dos Açores de Ralis está em Santa Maria

A caravana do Campeonato dos Açores de Ralis rumou à ilha mais a sul do arquipélago para disputar o Explore Santa Maria Rally.
Conhecida desde meados do século passado pela importância do seu enorme aeroporto, ali construído pelos norte-americanos no decorrer da segunda guerra mundial que depois passou a grande ponto de escalas técnicas e por ser o único aonde aterrava o mítico Concorde, e mais recentemente, por ser a ilha onde se estão a desenvolver projectos ligados à exploração espacial, cabe agora aos “foguetões” e “aviões” do Campeonato dos Açores de Ralis percorrerem, a alta velocidade, os quase 77 km de extensão de provas especiais que constituem o itinerário da prova.
Com destaque para algumas novidades ao nível da prova super-especial que marcou ontem a abertura, que conheceu redução de duas passagens para apenas uma, algumas alterações nos troços e ainda um ajuste de 15 minutos aos horários inicialmente publicados, a prova organizada pela Secção de Automobilismo e Karting do Clube Asas do Atlântico promete, com uma lista de inscritos composta por 59 formações e com a presença dos protagonistas à geral e na competição reservada às duas rodas motrizes, uma ronda de enorme interesse num rali sempre muito acarinhado pelos pilotos pela velocidade atingida e pela peculiaridade das estradas marienses.
Desportivamente, depois de em 2023 ter sido neste rali que Rúben Rodrigues começou a acreditar na reconquista do campeonato, é sobre o actual líder do campeonato e sobre o vice-campeão em título, Luís Miguel Rego, que recai o centro das atenções sobre a luta pelos lugares absolutos, com Bruno Amaral à espreita de uma tremenda falha dos homens da frente para aspirar a um dos primeiros dois lugares.
Pelas duas rodas motrizes, o duelo a que se assistiu no Faial entre Rafael Botelho, actual líder da competição, e Henrique Moniz reedita-se nesta prova, “apimentado” por outras presenças de igual valor e destaque. Nota para a ausência do campeão em título desta competição em específico, Filipe Marques.
Numa lista de inscritos repleta de motivos de interesse e de quase certas disputas por toda a tabela de classificação, vai destaque também para a participação de Rui Borges em Citroën C3 N5 e de Nelson Trindade em Skoda Fabia N5.
Ao todo, à partida eram cinquenta e nove, as equipas que se comprometeram disputar nove provas especiais de classificação (ontem disputou-se apenas uma super-especial), sendo que este sábado e antes da interrupção a meio do dia para assistência às equipas, realizam-se duas passagens por São Pedro/Santa Bárbara e Picos/Barreiros, com 9,82 km cada de extensão. À tarde, são mais duas passagens por mais duas provas especiais a animarem o rali, com visita da caravana a Ginjal/Anjos e Salto/Arrebentão, com 5,82 km e 11,94 km, respectivamente, e com a última passagem por Salto/Arrebentão a ser o palco da powerstage.

Edit Template
Notícias Recentes
Excedente comercial dispara na zona euro com acordo com os EUA a impulsionar exportações
Projecto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população
Mistério de 25 anos na doença de Crohn desvendado por IA
Universidade dos Açores marcou presença no 2º Encontro de Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Obras no Campo de Santo António retomadas após suspensão por mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores