Edit Template

“Mediante as encomendas, preparamos o pescado para que depois seja distribuído pelos clientes limpo e conservado”, diz Joana Vieira

Na Rua da Praça, n.º 38, na cidade da Ribeira Grande surge a Peixaria Vieira, gerida por Joana Vieira.

A nossa entrevistada tem 36 anos de idade e é empresária em nome individual há quase três anos.
O seu pai, mais conhecido por Mariano Correia, geriu em tempos, a Peixaria Sabor a Mar, na Rua Direita, em sociedade com um primo.
A Peixaria Vieira vai buscar o pescado directamente à lota e o negócio está progredindo de forma eficiente. “Graças a Deus, que o negócio está a correr bem”. Dia após dia, a Peixaria Vieira vai tendo cada vez mais clientes e Joana Vieira explica que adoptou um sistema que ajuda a controlar as vendas e manter os clientes sempre actualizados. “Temos uma página na rede social Facebook, onde fazemos uma publicação diária do pescado que temos e os preços, mas também em grupos onde recebemos as encomendas, quer seja por Messenger ou por telefone. Mediante as encomendas, preparamos o pescado para que depois seja distribuído pelos clientes, limpo e conservado”.
O peixe chega à casa dos clientes e o pagamento poderá também ser feito através de terminais de pagamento multibanco.
A Peixaria Vieira tem muitos clientes ligados à restauração, entre eles, o Restaurante Faria ou Restaurante O Correia, mas também muitos particulares e entidades públicas e privadas.

O preço do peixe muda todos os dias

Questionada, se o preço do pescado está mais caro, Joana Vieira responde da seguinte forma: “É relativo, porque o preço do peixe muda todos os dias, hoje pode estar mais barato, mas amanhã poderá estar mais caro, o peixe nunca tem preço. É como o chicharro, que ontem (Terça-feira) estava a 3,99 euros o quilo, hoje está a 3,20 euros, mas amanhã poderá estar a 2,20 euros o quilo.”
A crença popular de que o peixe é mais saudável do que a carne – pelo menos as carnes vermelhas e as processadas – é cada vez mais corroborado pela ciência e a nossa entrevistada argumenta, que “o peixe é rico em muitos nutrientes importantes como minerais, vitaminas e ácidos gordos essenciais, como ômega-3”.
De referir, que ômega-3 é um tipo de gordura boa, que tem acção anti-inflamatória e pode ser utilizado para controlar os níveis de colesterol e glicemia, prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorar a memória e a disposição.
A Peixaria Vieira está bem localizada, na Rua da Praça, perto Piscinas Municipais dada Ribeira Grande e muito perto de restaurantes, entre eles, o Alabote-Restaurante-Bar. Também por isto, muitos turistas ali vão comprar peixe e aproveitam a ocasião para tirar as fotos de ocasião e ao muito pescado que a Peixaria Vieira expõe. “Ainda hoje (ontem) esteve um grupo de turistas espanhóis comprar peixe para grelhar. Explicamos, que existem diversas opções de peixes para grelhar”.
Quais? “Temos vários, como por exemplo, o lírio, encharéu, imperador ou o cherne… são os mais caros, mas também são os melhores”.
Ontem, havia peixe para todos os gostos, mas também polvo, assim como cavala, cação, atum, chicharro, moreia, abrótea, cântaro, boca negra, congro, entre outras espécies.
A propósito de carne de tubarão (cação), a Peixaria Vieira entrega a carne já preparada, sem pele em filetes ou à posta, “ganhando cada vez mais clientes”.

Uma boa rede de distribuição

A Peixaria Vieira tem duas carrinhas para ir à lota, mas também para levar peixe fresco à mesa dos clientes.
Apesar de reformado, quem vai à lota é o seu pai, Mariano Correia, às cinco horas da madrugada.
Joana Vieira, natural da Matriz, começou a trabalhar quando tinha apenas 9 anos de idade. “Estudava e depois da escola ia ajudar os meus pais, que chegaram a ter supermercados. Saí da escola, quando tinha 16 anos para ajudar os negócios que os meus pais tinham. Agora, os supermercados estão alugados”, revelou.
A Peixaria Vieira tem mais três colaboradores a tempo inteiro, o seu irmão Tiago, o pai Mariano Correia e Dinarte.
Em termos de perspectivas para o futuro quer, “continuar a angariar mais clientes e manter sempre um bom relacionamento com todos eles”.
Joana Vieira nasceu, cresceu e vive na Rua East Providence, muito perto do mar.
Fora da esfera da Peixaria Vieira, Joana Vieira gosta de “estar com a família”, mas também sabe, que no seu dia de folga tem de “limpar a casa”, por gosto e não por obrigação, porque gosta de tudo limpo e asseado, como também tem de organizar a papelada da Peixaria, como a contabilidade. No entanto, sempre arranja tempo para ir à praia.
Durante a semana, a Peixaria Vieira funciona das 08h00 às 17h00, e ao Sábado das 08h00 às 14h00, sem interrupção para almoço. O descanso semanal é ao Domingo.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
PS/Açores abre porta para aprovar o Plano e Orçamento 2025 em acordo com o Governo dos Açores do PSD/A
Descarregadas 852,71toneladas de pescado em lota no mês de Agosto representa uma queda de 23,7% em relação a igual período de 2023
Encarregados de educação queixam-se das condições precárias em que se encontra a Escola do Aeroporto em Santa Maria
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açores no Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açoresno Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores