Edit Template

Marco histórico no turismo de cruzeiros

Numa semana de assinalável movimento de navios de turismo em vários portos da Região, particular relevância para o dia 14 de Agosto, dia em que os veleiros de cruzeiros ‘Santa Maria Manuela’ e ‘Sea Cloud Spirit’ visitaram o renovado porto de Velas, em simultâneo.
O luxuoso ‘Sea Cloud Spirit’ foi o primeiro a chegar, tendo efectuado manobras de amarração em direcção à zona do prolongamento do cais de Velas, pelas 07h30. Uma hora mais tarde, foi a vez do antigo bacalhoeiro português, da célebre Frota Branca, agora dedicado a viagens de lazer, ancorar no fundeadouro do referido porto.
Tal situação é inédita na ilha e por este motivo fica assinalada como um momento de especial destaque na crescente dinâmica que a Portos dos Açores SA pretende implementar nos vários portos da Região – navios de pequena dimensão/expedição, mais eco friendly e com uma clientela com natural apetência para o que de melhor estas paragens têm para oferecer.
Durante esta semana, os portos açorianos registam um considerável movimento de navios de cruzeiro. Segundo a empresa Portos dos Açores, tal situação resulta do facto que no espaço de oito dias ocorram cerca de 15 escalas, protagonizadas por quatro navios que vão efectuar diferentes itinerários no arquipélago.
No Domingo, o ‘Sea Cloud Spirit’ realizou o turnaround em Ponta Delgada, onde findou a primeira viagem aos Açores rumando à ilha Terceira, para a segunda visita a seis ilhas açorianas. Também o veleiro de cruzeiros ‘Santa Maria Manuela’ se encontra a efectuar vários itinerários por estas paragens durante a época estival, situação que já vem sendo habitual nos últimos anos.
No 12 de Agosto, o Porto da Praia da Vitória registou a primeira de três escalas nos Açores, efectuadas pelo ‘Balmoral’, navio de cruzeiros do conhecido armador Fred Olsen Cruise Lines. O referido paquete realiza um cruzeiro atlântico de 15 dias, iniciado no passado dia 7, em Edimburgo, com cinco escalas previstas em portos nacionais – Praia da Vitória, Horta (13 de Agosto); Ponta Delgada (14 de Agosto), seguindo-se Lisboa e Leixões.
À semelhança do ‘Balmoral’, também o ‘Europa 2’, do operador Hapag Lloyd Cruises, cumpriu as escalas nos dias 13, 14 e 15, respectivamente, Praia da Vitória, Horta e Ponta Delgada. O navio que, segundo a Berlitz Guide, é mais categorizado paquete da actualidade, iniciou, a 10 deste mês, na capital portuguesa, um cruzeiro atlântico de 14 dias, “com forte incidência em destinos nacionais,” pois além das ilhas açorianas ainda visita Funchal, Porto Santo e Portimão. Seguem-se destinos espanhóis e términos de viagem em Málaga.
No período em análise, estima-se que cerca de cinco mil passageiros visitem os vários portos açorianos.

Edit Template
Notícias Recentes
São Miguel acolhe encontro nacional sobre qualidade e excelência organizacional
Homem detido na Praia da Vitória para cumprir pena de dois anos de prisão pelo crime de roubo
“Precisamos de estratégias para preservar a eficácia dos antibióticos, caso contrário infecções banais voltam a ser potencialmente fatais”, afirma Laura Sá, médica especialista em Doenças Infecciosas
Valor do pescado nos Açores cai 2,3 milhões de euros em Outubro
“Socorros Mútuos” vai a votos com Conselho Geral e novo edifício no horizonte
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores