A ligação do Azores Burning Summer às músicas do mundo, em especial à música africana, é uma das características mais marcantes deste Festival.
Há uma crescente procura pelas sonoridades quentes e exóticas de outras latitudes, diz a organização em nota à imprensa.
A primeira noite da 10ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer, 30 de Agosto, é assim especialmente dedicada a Cabo Verde, tendo como principal atracção a artista Mayra Andrade, que se estreia nos Açores com o projecto “reEncanto”. Acompanhada pelo compatriota Djodje Almeida na guitarra acústica, Mayra convida-nos a redescobrir algumas das suas canções mais belas, percorrendo a sua discografia desde Navega (2006) até Manga (2019), num concerto de atmosfera intimista que tem alcançado enorme sucesso nos mais variados palcos e que certamente se tornará mágico no anfiteatro natural do parque dos Moinhos. A festa cabo-verdiana continua com a autenticidade do artista Princezito e o funaná electrizante dos Ferro Gaita. A edição deste ano contará com a presença do Ministro da Cultura de Cabo Verde, Augusto Veiga, que vem ao Azores Burning Summer celebrar e reforçar a ligação que os dois arquipélagos mantêm pela via cultural.
Para a segunda noite, 31 de Agosto, foram convidados alguns dos artistas mais marcantes das edições passadas do Festival. A organização do festival convidou Moullinex (Luís Clara Gomes) para programar esta noite de sábado e para preparar um concerto especial e exclusivo para a comemoração dos 10 primeiros anos do festival, o único concerto em formato banda que Moullinex irá realizar em 2024, e terá como convidados especiais Selma Uamusse e Best Youth. Moullinex é o alter ego do produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes. Desde contemplações melancólicas na electrónica à house e discos mais exuberantes, o seu trabalho tem colhido elogios à escala global tanto do público como da crítica.
A programação musical completa este ano irá contar com Mayra Andrade, Moullinex, Princezito, Ferro Gaita, Da Chick, Xinobi Live, a dupla Moullinex & Xinobi num back-to-back, MOINHOS REVIVAL (duas jam sessions organizadas pelos músicos Jaime Goth e Ricardo Reis), DJ Adrian Sherwood acompanhado pelo MC Ghetto Priest, DJ Novo Major, DJ Isilda Sanches, DJ Herberto Quaresma, DJ Pedro Tenreiro, DJ Milhafre, DJ Mesquita & Laura, DJ Narco Paulo e DJ FLiP.
“Neste ano de celebração, sentimos ser ainda mais importante manter e melhorar a facilidade de acessos, o conforto do público, e torná-lo ainda mais acessível a todas as pessoas, de todas as idades.
Com esse objectivo, disponibilizamos dois parques de estacionamento automóvel gratuitos, 24h, com capacidade para um total de 1600 viaturas, para reduzir o tráfego, a pegada carbónica e melhorar a qualidade da vivência na zona dos Moinhos e recintos do festival. Haverá ainda estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida. Incentivamos a partilha de veículos (car sharing), bem como, a mobilidade pedonal (os parques de estacionamento são localizados a 1km e 2km do recinto) e disponibilizamos um serviço de shuttle gratuito, com recurso a veículos eléctricos, que faz a ligação (ida e volta) entre os parques de estacionamento e os recintos do evento e praia dos Moinhos, das 12:00 às 06:00 do dia seguinte, nos dias 30 e 31 de Agosto. Todos os acessos são direccionados por elementos da organização e polícia de segurança pública”, refere a organização do evento na mesma nota.
Para além disso, para garantir o maior conforto e segurança do público do festival, há um controlo de lotação. “Estabelecemos como lotação máxima o equivalente a dois terços do público permitido por lei, em função da área do recinto do evento. Esta postura reflecte-se também na melhoria das acessibilidades ao recinto e na fluidez da utilização das instalações sanitárias, bar, lojas, restauração e outras zonas sociais do evento, elevando a qualidade da experiência dos festivaleiros”, Lê-se ainda no documento.
