Edit Template

Eco Festival Azores Burning Summer celebra 10ª edição com festa cheia de artistas, bandase noite dedicada a Cabo Verde

A ligação do Azores Burning Summer às músicas do mundo, em especial à música africana, é uma das características mais marcantes deste Festival.
Há uma crescente procura pelas sonoridades quentes e exóticas de outras latitudes, diz a organização em nota à imprensa.
A primeira noite da 10ª edição do Eco Festival Azores Burning Summer, 30 de Agosto, é assim especialmente dedicada a Cabo Verde, tendo como principal atracção a artista Mayra Andrade, que se estreia nos Açores com o projecto “reEncanto”. Acompanhada pelo compatriota Djodje Almeida na guitarra acústica, Mayra convida-nos a redescobrir algumas das suas canções mais belas, percorrendo a sua discografia desde Navega (2006) até Manga (2019), num concerto de atmosfera intimista que tem alcançado enorme sucesso nos mais variados palcos e que certamente se tornará mágico no anfiteatro natural do parque dos Moinhos. A festa cabo-verdiana continua com a autenticidade do artista Princezito e o funaná electrizante dos Ferro Gaita. A edição deste ano contará com a presença do Ministro da Cultura de Cabo Verde, Augusto Veiga, que vem ao Azores Burning Summer celebrar e reforçar a ligação que os dois arquipélagos mantêm pela via cultural.
Para a segunda noite, 31 de Agosto, foram convidados alguns dos artistas mais marcantes das edições passadas do Festival. A organização do festival convidou Moullinex (Luís Clara Gomes) para programar esta noite de sábado e para preparar um concerto especial e exclusivo para a comemoração dos 10 primeiros anos do festival, o único concerto em formato banda que Moullinex irá realizar em 2024, e terá como convidados especiais Selma Uamusse e Best Youth. Moullinex é o alter ego do produtor português, DJ e multi-instrumentista Luís Clara Gomes. Desde contemplações melancólicas na electrónica à house e discos mais exuberantes, o seu trabalho tem colhido elogios à escala global tanto do público como da crítica.
A programação musical completa este ano irá contar com Mayra Andrade, Moullinex, Princezito, Ferro Gaita, Da Chick, Xinobi Live, a dupla Moullinex & Xinobi num back-to-back, MOINHOS REVIVAL (duas jam sessions organizadas pelos músicos Jaime Goth e Ricardo Reis), DJ Adrian Sherwood acompanhado pelo MC Ghetto Priest, DJ Novo Major, DJ Isilda Sanches, DJ Herberto Quaresma, DJ Pedro Tenreiro, DJ Milhafre, DJ Mesquita & Laura, DJ Narco Paulo e DJ FLiP.
“Neste ano de celebração, sentimos ser ainda mais importante manter e melhorar a facilidade de acessos, o conforto do público, e torná-lo ainda mais acessível a todas as pessoas, de todas as idades.
Com esse objectivo, disponibilizamos dois parques de estacionamento automóvel gratuitos, 24h, com capacidade para um total de 1600 viaturas, para reduzir o tráfego, a pegada carbónica e melhorar a qualidade da vivência na zona dos Moinhos e recintos do festival. Haverá ainda estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida. Incentivamos a partilha de veículos (car sharing), bem como, a mobilidade pedonal (os parques de estacionamento são localizados a 1km e 2km do recinto) e disponibilizamos um serviço de shuttle gratuito, com recurso a veículos eléctricos, que faz a ligação (ida e volta) entre os parques de estacionamento e os recintos do evento e praia dos Moinhos, das 12:00 às 06:00 do dia seguinte, nos dias 30 e 31 de Agosto. Todos os acessos são direccionados por elementos da organização e polícia de segurança pública”, refere a organização do evento na mesma nota.
Para além disso, para garantir o maior conforto e segurança do público do festival, há um controlo de lotação. “Estabelecemos como lotação máxima o equivalente a dois terços do público permitido por lei, em função da área do recinto do evento. Esta postura reflecte-se também na melhoria das acessibilidades ao recinto e na fluidez da utilização das instalações sanitárias, bar, lojas, restauração e outras zonas sociais do evento, elevando a qualidade da experiência dos festivaleiros”, Lê-se ainda no documento.

Edit Template
Notícias Recentes
Melhor aluno do conjunto das licenciaturas de Economia e Gestão da Universidade dos Açores premiado pelo novobanco dos Açores
PS/Açores pede audição sobre demissões na EMA-Espaço e PPM acusa o Partido Socialista de difundir notícias falsas
Governo Regional quer fim da exclusão das Regiões Autónomas quanto ao Programa Regressar
Programa de Estratégias Marinhas destaca que estudo“científico sólido” das águas profundas dos Açores pode orientar políticas de conservação e ordenamento marítimo
Bloco de Esquerda queria uma comissão de inquérito sobre a eventual privatização do serviço de hemodiálise do HDES e o Governo garantiu que não está tomada qualquer decisão
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores