Edit Template

Casal detido em São Miguel com 38 quilos de droga, o suficiente para “80 mil dias de consumo para um indivíduo”

“Esta foi a maior apreensão que há registo, por via aérea, nos Açores”, disse Renato Furtado, Coordenador do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da Polícia Judicial (PJ), ao confirmar aos jornalistas a apreensão dos 38 quilos de droga, mais concretamente de haxixe, cocaína e heroína, que levou a detenção de um casal com residência em Lisboa.
Em declarações no estabelecimento do Departamento de Investigação Criminal dos Açores, Renato Furtado disse que foram apreendidos 37.3 quilos de haxixe dividido em 360 embalagens desta droga, 362 gramas de heroína e 309 gramas de cocaína.
“Isto tem aqui 80 mil dias de consumo, considerando a dose diária média individual e aquilo que é considerado o conjunto das tomas de um dia dos consumidores. É aquilo que os estudos indicam que um toxicodependente consome por dia de haxixe, heroína e cocaína”, explicou o Coordenador do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da PJ.
Sobre a quantidade diária que um estudo aponta que um toxicodependente consome por dia destas substâncias, Renato Furtado esclareceu que são 0.5 gramas por dia de haxixe, 0.2 gramas por dia de cocaína e 0.1 gramas por dia de heroína.
O nosso interlocutor explicou ainda que a quantidade de heroína e cocaína seria maior “se já não tivesse com um grau elevado de pureza”.
“Tanto a heroína como a cocaína estão com um grau de pureza elevado, significa que sofrem um corte, ou seja, seriam aditadas mais substâncias, desmultiplicando esta quantidade em quantidades mais elevadas, que depois seriam distribuídas nas redes que vão abastecer os consumidores”, disse.
Os detidos, um homem de 47 anos e uma mulher de 38 anos, são residentes na área de Lisboa, sem antecedentes criminais e que foram detidos “logo a seguir” a sua chegada à ilha de São Miguel, há uma semana.
“No desenvolvimento das diligências realizadas, nós percebemos que eles poderiam estar a transportar quantidades elevadas de droga. E foi em função desse conhecimento que tivemos, no âmbito da acção policial de Combate ao Tráfico de Estupefacientes que foi desenvolvida, que foram detidos com essa droga, antes de terem a oportunidade de a passar para a rede local de São Miguel”, esclarece.
Segundo o Coordenador do Departamento de Investigação Criminal de Ponta Delgada da PJ, “esta foi a maior apreensão feita este ano” neste âmbito. “Há cada vez mais apreensões neste âmbito, com quantidades cada vez mais significativas de apreensão de droga”.
Apesar de esta ser a “maior apreensão que há registo, a nível da via aérea”, o nosso interlocutor confirmou que já houve apreensões muito maiores, “mas por via marítima”.
A operação foi conduzida pelo Departamento de Investigação Criminal dos Açores, e contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana, através da Secção Cinotécnica.
Os detidos foram presentes a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Ponta Delgada, tendo-lhes sido aplicada a medida de coacção de prisão preventiva, no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada.

Filipe Torres

Edit Template
Notícias Recentes
Excedente comercial dispara na zona euro com acordo com os EUA a impulsionar exportações
Projecto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população
Mistério de 25 anos na doença de Crohn desvendado por IA
Universidade dos Açores marcou presença no 2º Encontro de Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Obras no Campo de Santo António retomadas após suspensão por mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores