O domingo, dia de 10 de Novembro, e que este jornal já tinha avançado, vai manter-se como a data de início do Campeonato de Futebol dos Açores.
Na edição de ontem demos conta da possível antecipação numa semana para que a prova terminasse em Abril e não a 4 de Maio de 2025 como estava programada. Um pedido dos dirigentes dos clubes representados no sorteio de sexta-feira passada para evitarem o pagamento de mais um mês de subsídios aos atletas e membros das equipas técnicas.
Já noite dentro de segunda-feira, após o fecho da edição da página do desporto, a Associação de Futebol de Ponta Delgada, entidade organizadora principal, divulgou as datas das 18 jornadas.
O campeonato, sem alterações ao modelo competitivo, permanece numa fase, começa a 10 de Novembro e termina a 13 de Abril, deixando, mais uma vez, os praticantes dos clubes que não tenham jogos das provas de ilha para disputar, quatro longos meses de inactividade.
Para ir de encontro à pretensão dos clubes, foram retiradas as datas livres para jogos das competições locais e para eventuais jogos em atraso, tão frequentes pelas condições atmosféricas. A prova ficou mais compacta porque disputada com regularidade.
A maior interrupção é de 27 dias, entre a 6.ª e 7.ª jornada, por ocasião das épocas do Natal e do Ano Novo. A segunda interrupção é de duas semanas, após a disputa da 13.ª jornada, a 23 de Fevereiro. O campeonato é retomado a 16 de Março. A 2 de Março é período de Carnaval, ficando o dia 9 daquele mês para possíveis acertos de calendário. Esta décima segunda edição termina oito dias antes da Páscoa.
Dezoito jornadas em quatro meses de competição e não os cinco meses, porque haverá a interrupção de praticamente 30 dias, no final deste ano.
