Edit Template

Total de 98,3% das necessidades docentes colmatadas no início ano lectivo nas escolas

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, afirmou que “98,3% das necessidades docentes das escolas, para o próximo ano letivo, estão colmatadas”, sendo que há “mais 134 professores em quadro” do que havia no início do ano anterior, quando se regista “uma diminuição de 800 alunos”.
A titular da pasta da Educação referiu que tinham sido lançadas 412 vagas a contratação, “menos do que no ano anterior”, na sequência do “aumento de docentes em quadro em toda a Região”. Durante os quatro anos de mandato do Governo de coligação, foram colocados em quadro mais de 700 docentes.
“É esta colocação em quadros, sem paralelos na Região, que nos permite a estabilidade que temos conseguido no sistema educativo, no sentido de garantirmos a dotação de professores devidamente profissionalizados nas nossas escolas”, frisa.
Das 412 vagas lançadas a contratação, 88 ficaram por preencher, mas “há ainda 460 disponibilidades de professores habilitados em bolsa”.
“São docentes que não obtiveram colocação, porque não concorreram a essas escolas, mas que agora no lançamento à bolsa de emprego pública poderão vir a ter essa colocação”, esclareceu. A Secretária Regional referiu ainda que as cinco disciplinas em que há maior número de não colocações é o na leccionação do 1.º ciclo do ensino básico, com nove vagas que ficaram desertas; Educação Especial do 1.º ciclo, com oito vagas desertas; Português do ensino secundário com sete vagas; Piano com sete vagas e Informática com seis vagas que ficaram desertas. Neste momento, revelou a governante, a Secretaria Regional está a fazer “a análise ilha a ilha” e “disciplina a disciplina” para rever “as características dos docentes em quadro, dos docentes que vieram para os Açores em mobilidade e dos docentes contratados” para aferir a possibilidade de “redistribuição de serviço”.
“Aquilo que estamos a fazer é recorrer o mínimo à contratação através da bolsa de emprego público, para assim garantirmos um maior acompanhamento dos alunos com docentes devidamente profissionalizados e com habilitação para a docência”, conclui Sofia Ribeiro.

Mais de 95% dos candidatos açorianos colocados no ensino superior

A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto congratulou os 1.086 alunos açorianos colocados na primeira fase de candidatura ao ensino superior, correspondendo a “um total de 95,18% dos alunos que apresentaram candidatura”.
Este ano, a percentagem de alunos açorianos colocados no ensino superior “é a melhor desde 2020”.
“Mais de 70% dos colocados este ano ficou na primeira opção”, sublinhou a titular da pasta da Educação.
Os cursos que receberam mais alunos açorianos foram os de Enfermagem (80 colocados), Gestão (50), Educação Básica (44), Direito (43) e Psicologia (43).
Um total de 183 alunos açorianos ficaram colocados na Universidade dos Açores – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, 77 na Universidade dos Açores – Faculdade de Ciências e Tecnologia, 68 ma Universidade dos Açores – Faculdade de Economia e Gestão, 38 na Universidade do Minho, 36 na Universidade de Lisboa – Instituto Superior Técnico e 36 na Universidade dos Açores – Escola Superior de Saúde de Ponta Delgada.
No ano passado, tinham ficado colocados 1.026, dos 1.102 candidatos, representando cerca de 93,1%.

Edit Template
Notícias Recentes
Jovens Agricultores Micaelenses saúdam incentivos ao sector, mas temem impacto da instabilidade internacional nos combustíveis
Federação Agrícola dos Açores alerta para as dificuldades dos produtores de leite devido ao aumento nos custos de produção
Região sem apreensões de canábis ou detidos na operação “Planta Segura” realizada a nível nacional pela Polícia Judiciária
SleepHAIbeat foi a única entidade reconhecida na Região Autónoma dos Açores pela World Sleep Society no âmbito do Dia Mundial do Sono
Açores registam a taxa de mortalidade neonatal mais elevada do país
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores