A Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL) irá encerrar a época balnear da Caloura e Baixa d’Areia, com uma limpeza subaquática na zona balnear da Caloura, no dia 28 de Setembro.
A concentração terá lugar no Porto da Caloura, onde a interdição à navegação estará assegurada, estando previsto o início da actividade pelas 10h00, e estendendo-se até às 13h00. Os interessados terão de ter curso de mergulho e trazer o seu material. No caso de não terem material, deverão entrar em contacto com o Gabinete de Ambiente, através do email ambiente@lagoa-acores.pt, até ao dia 18 de Setembro.
Esta iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial do Mar, que se celebra anualmente a 26 de Setembro e que tem como objectivo chamar a atenção para a importância da segurança e protecção da navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e para a protecção do ambiente marinho. Além disso, esta actividade está integrada no plano do CEFAL do presente ano e no Programa Bandeira Azul, que conta em 2024 com o tema «O Mar Precisa de líderes».
A acção de limpeza tem como objectivo principal contribuir para a limpeza do oceano, mas também apelar para a sensibilização da poluição dos mares e consequentes alterações climáticas. Da mesma forma, trabalhará os seguintes Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentáveis, Acção Climática, Proteger a Vida Marinha e Proteger a Vida Terrestre.
De referir que, esta limpeza subaquática insere-se na semana de celebração internacional, organizada pela Fundação Oceano Azul, a Comissão Europeia, e a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), em que convidam todas as organizações e entidades açorianas a assinalar, em conjunto, a Dia Internacional de Limpeza Costeira, que se celebra a 21 de Setembro, através da organização de uma acção de limpeza subaquática ou costeira.
