Edit Template

O trilho da Praia da Amora“é a nossa jóia da coroa…”

C.A. – Há ou houve um abandono do trilho da Praia da Amora?
Rui Amaral – Há, completamente. É o assunto quente da Junta. Em todos os mandatos, e ainda este fim-de-semana, nos chegam reclamações sobre isto. A Junta nunca abandonou, está sempre na linha da frente e isso é um dos temas do programa de governo desta Junta. Quando se fala do trilho da Amora, estamos a falar do trilho que vai dar à praia, pois o que vai dar à Ribeira Quente está completamente fora de questão, pelo menos para já.
Temos feito, humildemente falando, esforços com o Governo Regional, com o proprietário do acesso à praia, que também tem interesse em melhorar e temos boa relação com ele. O certo é que a Junta não pode avançar nada mais além das limpezas porque, falando com a Câmara de Vila Franca, esta disse-nos que se fizermos melhoramentos, ficaremos com a responsabilidade no caso de acidente. A Câmara colocou as placas da Protecção Civil que não se deve ter acesso e que não deve haver intervenção nenhuma no trilho. As pessoas continuam a fazer o trilho e a usar a praia, porque é uma praia natural, virgem e propensa ao turismo. Tem vindo imensas pessoas de fora para a praia.
Tivemos há dias a visita do Director Regional para os Assuntos Marítimos. Temos uma boa relação com ele, mostrou-se interessado e prometeu-nos uma visita técnica ao local. Tivemos reunião com o Secretário Regional, o senhor Alonso, que também nos prometeu um apoio caso seja viável, após a visita técnica, fazermos alguma melhoria no piso ou nas intervenções, sempre com materiais nobres. Queremos manter o trilho virgem e natural, sem betão, porque é isso que as pessoas têm procurado. É uma praia sem esgotos, que não tem acesso a não ser por este trilho e como disse é uma praia propensa ao turismo por esse isolamento e qualidade das águas.
Nas vias da freguesia temos as setas a indicar a Praia da Amora do Governo Regional, mas depois não há contrapartidas, não há soluções nem respostas. Estamos a aguardar a visita técnica para que nos possam dizer que, no mínimo de segurança, possamos avançar uma vez que a Junta de Freguesia sozinha não pode. Estamos cansados de bater à porta da Câmara para que nos ajude nesse esforço e nessa reivindicação mas não tem sido acedido. O que temos ouvido é que é muito perigoso e para não nos metermos nisso. Não podemos virar costas à jóia da coroa da freguesia.
F.F.

Edit Template
Notícias Recentes
PS/Açores abre porta para aprovar o Plano e Orçamento 2025 em acordo com o Governo dos Açores do PSD/A
Descarregadas 852,71toneladas de pescado em lota no mês de Agosto representa uma queda de 23,7% em relação a igual período de 2023
Encarregados de educação queixam-se das condições precárias em que se encontra a Escola do Aeroporto em Santa Maria
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açores no Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açoresno Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores