Edit Template

Fórum AçoresBIO comprova aposta do Governo dos Açores na agricultura biológica,diz António Ventura

“O modo de produção biológico é uma
oportunidade acrescida para a diversificação do mercado agrícola e um contributo
para o paradigma de auto-suficiência
do mercado regional.”

O “AçoresBIO – Fórum da Agricultura e Produções Biológicas” regressa este ano com a sua primeira edição programada para o dia 22 de setembro, na ilha Terceira, adianta a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação.
“Importa recordar que o Governo Regional, conjuntamente com a Federação Agrícola dos Açores, tem desenvolvido um trabalho de proximidade, no âmbito da formação e da experimentação, tendo nos últimos três anos sido realizadas mais de 100 acções de formação e vários ‘workshops’ em todas as ilhas, envolvendo mais formandos entre produtores e consumidores”, realça António Ventura, Secretário Regional da tutela.
O modo de produção biológico é uma oportunidade acrescida para a diversificação do mercado agrícola e um contributo para o paradigma de auto-suficiência do mercado regional.
A concretização de linhas de orientação estratégicas no domínio da produção agrícola sustentável, através do aproveitamento da promoção da diversidade e do valor das produções regionais, é uma aposta do actual Governo dos Açores, que tem em vista potenciar de uma forma sustentável não só o sector agrícola, mas todos os restantes sectores de actividade da Região.
“Estamos, assim, a promover a existência de mais uma opção produtiva e alimentar nos Açores e a trilhar vários caminhos agroprodutivos, todos com uma base exemplar, ou seja, com sustentabilidade perante os nossos recursos endógenos e a necessidade de uma progressiva auto-sustentabilidade alimentar”, vinca António Ventura.
À Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação compete definir, orientar e colaborar em medidas e acções, em benefício do modo de produção biológico, nomeadamente, nas áreas da agricultura e pecuária, desenvolvimento rural, diversificação e valorização das produções regionais.
Neste enquadramento, com vista à prossecução dos objectivos do Pacto Ecológico Europeu e do “Programa de Capacitação dos Agricultores e de Promoção da Literacia da população em Produção e Consumo Sustentáveis”, inserido no “Investimento C05-i05-RAA – Relançamento Económico da Agricultura Açoriana”, do Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal (PRR-Açores), a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação através da Direcção Regional da Agricultura, Veterinária e Alimentação desenvolveu um procedimento de contratação pública, com vista à realização conjunta de sessões de trabalho e acções de informação, em formato de fórum, que decorrerão nos anos 2024 e 2025 e que terão por tema o Modo de Produção Biológico.

Edit Template
Notícias Recentes
PS/Açores abre porta para aprovar o Plano e Orçamento 2025 em acordo com o Governo dos Açores do PSD/A
Descarregadas 852,71toneladas de pescado em lota no mês de Agosto representa uma queda de 23,7% em relação a igual período de 2023
Encarregados de educação queixam-se das condições precárias em que se encontra a Escola do Aeroporto em Santa Maria
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açores no Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açoresno Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores