Edit Template

Programa ‘Novos Idosos’ é hoje “um sucesso inegável” destaca Artur Lima

O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, salientou, ontem, o sucesso do Programa “Novos Idosos” na mudança de paradigma do envelhecimento nos Açores.
“O Programa «Novos Idosos» é um projceto inovador a nível europeu, que permite que centenas de idosos na nossa Região usufruam da sua autonomia num contexto de proximidade às suas famílias e às suas comunidades”, disse.
Artur Lima lembrou que o Programa foi idealizado por si, enquanto membro da oposição, e concretizado quando assumiu a pasta da Solidariedade Social no XIII Governo Regional dos Açores.
“Este programa resultou de um trabalho rigoroso, executado integralmente pelo meu gabinete e pela Estrutura de Missão para a Promoção de Respostas Sociais para Idosos, que o concretizou e operacionalizou”, evidenciou.
Artur Lima presidia à abertura do I Encontro de Instituições de Solidariedade Social (IPSS) dos Açores, que decorreu na Praia da Vitória.
“A mudança cria sempre resistência, mas transformámos a resistência em parceria e, actualmente, o Governo e as IPSS são parceiros activos em algo que é muito mais do que o apoio financeiro concedido aos idosos, é um novo modelo de envelhecimento acompanhado”, ressaltou.
O Programa, de “elevada exigência técnica, é único para cada idoso e promove a integração e formação dos cuidadores domiciliários, para além da realização periódica frequente de visitas domiciliárias e respectivas avaliações de execução.”
Inaugurado em 2022, o Programa atribuiu um total de 250 vagas na sua primeira fase. A medida encontra-se agora em expansão, com a abertura de concursos públicos para o preenchimento de mais 221 vagas para toda a Região.
Na sua abertura, o Programa possibilitou ainda a criação de 20 novos postos de trabalho diferenciado, nas IPSS, com o recrutamento de técnicos superiores para a formação de Equipas Técnicas Locais.
O Vice-Presidente do Governo referiu igualmente, na sua intervenção, “os avanços que foram feitos no processo de atribuição do COMPAMID, nomeadamente no seu alargamento e na simplificação no acesso aos medicamentos.”
“Na sua deslocação à farmácia, basta ao benefício apresentar o seu cartão de cidadão. Desta simplificação resultou um aumento substancial do número de beneficiários, que passou de cerca de sete mil para aproximadamente 23 mil pessoas em 2024, e um reforço do seu financiamento de um para seis milhões de euros”, vincou.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores