A Comissão de Arbitragem Regional de Voleibol, presidida por Hélio Ormonde, vai organizar entre os dias 20 e 22 de Setembro, na ilha das Flores mais uma acção de formação de arbitragem.
Em 14 edições, esta é a primeira fez que se realiza um evento de natureza fora das ilhas Terceira e São Miguel.
O XIV Clinic de Arbitragem, organizado pela Comissão Regional de Arbitragem, terá a participação de 19 árbitros, considerados de elite (chamado grupo de elite) e que só eles é que arbitrarão os jogos dos campeonatos nacionais da II Divisão feminina e masculina ou seja, os jogos da Zona Açores. Inicialmente eram 20 os árbitros, mas um, de São Jorge, não pode estar presente, por motivos de força maior.
A acção de formação terá a presença de árbitros de seis ilhas com prática da modalidade, a saber: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Faial, Pico e Flores. O Clinic decorrerá nos auditórios municipais dos dois concelhos da ilha, Santa Cruz e Lajes, e funcionará em regime de internato, com o alojamento dos participantes no Hotel Ocidental.
Nesta sessão formativa, estarão também presentes, os observadores de arbitragem e que compõem a equipa, que é responsável pelo sistema de avaliação de desempenho, implementado há duas épocas desportivas atrás.
Os objectivos deste momento formação são os seguintes: Consolidar o processo formativo presencial; Interiorizar os novos conceitos na arte de arbitrar; Aperfeiçoar competências técnicas; Reforçar as relações inter-pessoais e intra-pessoais; Iniciar comportamentos psicossomáticos tendentes a melhores desempenhos arbitrais.
Lista de participantes
Santa Maria: Filipe Figueiredo.
São Miguel: Bruno Noronha, Paulo Bento, Sílvia Melo, Tiago Almeida e Vera Ávila.
Terceira: Carlos Correia, Francisco Oliveira, João Borba, Maria Gonçalves e Tiago Meneses.
Pico: Luís Rosa e Michael Medina.
Faial: Carlos Rodrigues, João Pedro Silva e Soraia Pereira.
Flores: Flávio Freitas, Paulo Manes e Tiago Lopes.