Edit Template

Não consegue parar de arrotar? Hábitos alimentares ou doença podem ser o motivo

Arrotar é uma função corporal comum, mas quando atinge um nível que interfere com a vida diária, é definido como distúrbio do arroto. Estudos internacionais relataram que aproximadamente 1% dos adultos apresentam distúrbios de arrotos.
Investigadores japoneses quiseram perceber qual a relação entre a taxa de distúrbios associados a arrotar, comorbilidades e os estilos de vida. Para isso, uma equipa de investigação liderada por Yasuhiro Fujiwara, especialista da Faculdade de Medicina da Universidade Metropolitana de Osaka, realizou um inquérito a 10.000 adultos, que revela que 1,5% apresentavam distúrbios de arrotos.
Isto foi mais prevalente naqueles que eram homens, bebiam álcool e tomavam medicamentos para o refluxo ácido.
Além disso, verificou-se que a presença de doenças gastrointestinais, comer até se sentir saciado e frequência mastigatória extremamente baixa ou alta estavam significativamente associados aos que partilhavam sofrer deste problema, ou seja, arrotar sem parar. Já o elevado consumo de bebidas gaseificadas não revelou ter impacto.
“O problema dos distúrbios dos arrotos é que demoram muito tempo a ser tratados e só são praticados num número limitado de instalações médicas”, afirma Fujiwara. “No futuro, a avaliação do número de vezes que alguém mastiga e os efeitos da melhoria dos hábitos alimentares em pessoas com distúrbios de arrotos proporcionará uma opção de tratamento para os pacientes realizarem por conta própria.”

          Noticiassaude.pt
Edit Template
Notícias Recentes
Detida na Ribeira Grande uma pessoa suspeita docrime de violência doméstica contra a sua avó de 74 anos
Duarte Freitas afasta passivo de 700 milhões de euros na SATA e PS/Açores propõe três soluções para o futuro do grupo
Dono da food truck ‘Já Marchava’,na Ribeira Grande, participou nesta edição do MasterChef Portugal
Faleceu Domingo ao final da tarde, na sua casa,o empresário Joaquim Dinis Neves
Desembarque de passageiros recua na maioria das ilhas em Novembro
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores