Não era previsível, mas aconteceu a primeira derrota do Operário na Série D do Campeonato de Portugal. E logo na Lagoa e por números desnivelados. Sofrer quatro golos do FC Serpa foi mesmo inesperado, apesar da equipa alentejana só ter averbado uma derrota nos últimos seis jogos. Há cinco anos que não sofria quatro golos em casa, sendo a última derrota ante os adeptos há cerca de dois anos e meio.
A equipa lagoense sofreu a primeira derrota esta época em cinco encontros (contando dois para a Taça de Portugal, três deles fora). Porém, o golo, aos 5 minutos, de Yuri Sohmi, abalou a equipa treinada por Bruno Vieira, que não contou com a presença de início de Gonçalo Reys, experiente e importante no equilíbrio do conjunto. Aos 21m Fábio Cruz marcou o 2-0 e mais complicada ficou a tarefa do Operário.
No início da segunda parte Modou Jarjou cedeu o lugar a Diogo Medeiros e as alterações que se seguiram também não trouxeram nada de positivo à equipa, que não criou uma oportunidade flagrante de golo.
O FC Serpa, que surpreendeu pela positiva, marcou mais dois golos através de Igor Costa (57m) e de João Mucuia (87m).
Uma tarde negativa do Operário, que soma 6 pontos e com menos dois jogos. Domingo joga no campo do Lusitano de Évora, que reparte a primeira posição da série com o Sintrense e com o Louletano. Todos com 11 pontos.
Foi a segunda vez que Operário e FC Serpa se defrontaram. A primeira foi em Outubro de 1992 (época de 1992/93), para a 1.ª eliminatória da Taça de Portugal. Venceu o Operário por 1-0.
Resultados da 5.ª jornada: Fabril Barreiro – Moura, 1-1; Barreirense – Lusit. Évora, 0-1; Estrela FC – Amora FC, 0-3; Moncarapachense – GD Lagoa, 2-0; Louletano – Sintrense, 1-1 Comércio e Indústria – Est. Amadora B, 1-1; Operário – Serpa, 0-4.
Classificação: 1.º Sintrense, 11 pontos; 2.º Louletano, 11; 3.º Lusit. Évora, 11; 4.º Amora FC, 10; 5.º Moncarapachense, 10; 6.º Serpa, 8; 7.º Operário, 6 (-2 jogos); 8.º Est. Amadora B, 5 (-1 jogo); 9.º Comércio e Indústria, 4; 10.º GD Lagoa, 4 (-1 jogo); 11.º Moura, 4; 12.º Fabril Barreiro, 2; 13.º Barreirense, 2; 14.º Estrela FC, 1 ponto;
Programa da 6.ª jornada (Domingo, dia 6 de Outubro): Serpa – Fabril Barreiro, Lusit. Évora – Operário (14h00), Moura – Estrela FC, Amora FC – Moncarapachense, Est. Amadora B – Louletano, GD Lagoa – Comércio e Indústria e Sintrense – Barreirense.