Edit Template

“EntreViolas” junta tocadores de Violada Terra em iniciativa inédita

“EntreViolas” é um original do músico açoriano Rafael Carvalho, composto a pensar nas características e técnicas de execução da Viola da Terra: das técnicas tradicionais a outras abordagens mais actuais, e com especial atenção para a colaboração musical entre tocadores de Viola de várias Ilhas dos Açores.
Participam os músicos Bruno Bettencourt e Evandro Meneses, da Ilha Terceira, com a Viola de 15 Cordas. Com a Viola de 12 Cordas temos Renato Bettencourt de São Jorge e Tiago Pavão da Graciosa, com o toque do indicador, Orlando Martins do Pico, com o toque rasgado, Rafael Carvalho de São Miguel com o toque com o polegar e Rui Resendes de Santa Maria, com a sua abordagem de execução com palheta.
A música pretende assinalar o Dia da Viola da Terra 2024 e desafiar a participações futuras. Uma música, 6 Ilhas, 7 tocadores, numa iniciativa inédita para a história da Viola da Terra – “EntreViolas”.
Num vídeo de 3 minutos temos as Violas de 12 e de 15 Cordas que, para além das diferentes técnicas já referenciadas, também contam com diferentes afinações, apresentam-se com 2 corações ou 3 corações entrelaçados na abertura do tampo harmónico, ou com abertura circular, quer ao centro, como tradicionalmente, quer mais deslocada, em novas experimentações de construtores.
Ao mesmo tempo, observam-se cravelhas (afinadores) metálicas laterais ou de encaixe, bem como o cravelhal em leque. Uma verdadeira demonstração da riqueza e diversidade melódica, harmónica e rítmica da Viola nos Açores, no que se refere à sua execução, mas também da qualidade e imaginação dos nossos construtores, quer em termos de variedade de opção de combinações ao dispor, quer na qualidade de pormenores e precisão artística.
“EntreViolas” é um original de Rafael Carvalho, conta com a Produção da Associação de Juventude Viola da Terra, edição audiovisual do Ramo Grande Studio., e contou com o apoio do Governo dos Açores através da Direcção Regional da Cultura e Direcção Regional da Juventude.
A música foi apresentada neste dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, como preâmbulo para o Dia da Viola da Terra, iniciando as suas comemorações com uma partilha musical entre Violas, inédita na Região, que pode, futuramente, contar com mais participações e alargar-se a todas as Ilhas dos Açores e às Comunidades Açorianas.
O original “EntreViolas” pode ser ouvido nas páginas facebook.com/aj.violadaterra e youtube.com/@ajvioladaterra, geridas pela Associação de Juventude Viola da Terra.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores