“EntreViolas” é um original do músico açoriano Rafael Carvalho, composto a pensar nas características e técnicas de execução da Viola da Terra: das técnicas tradicionais a outras abordagens mais actuais, e com especial atenção para a colaboração musical entre tocadores de Viola de várias Ilhas dos Açores.
Participam os músicos Bruno Bettencourt e Evandro Meneses, da Ilha Terceira, com a Viola de 15 Cordas. Com a Viola de 12 Cordas temos Renato Bettencourt de São Jorge e Tiago Pavão da Graciosa, com o toque do indicador, Orlando Martins do Pico, com o toque rasgado, Rafael Carvalho de São Miguel com o toque com o polegar e Rui Resendes de Santa Maria, com a sua abordagem de execução com palheta.
A música pretende assinalar o Dia da Viola da Terra 2024 e desafiar a participações futuras. Uma música, 6 Ilhas, 7 tocadores, numa iniciativa inédita para a história da Viola da Terra – “EntreViolas”.
Num vídeo de 3 minutos temos as Violas de 12 e de 15 Cordas que, para além das diferentes técnicas já referenciadas, também contam com diferentes afinações, apresentam-se com 2 corações ou 3 corações entrelaçados na abertura do tampo harmónico, ou com abertura circular, quer ao centro, como tradicionalmente, quer mais deslocada, em novas experimentações de construtores.
Ao mesmo tempo, observam-se cravelhas (afinadores) metálicas laterais ou de encaixe, bem como o cravelhal em leque. Uma verdadeira demonstração da riqueza e diversidade melódica, harmónica e rítmica da Viola nos Açores, no que se refere à sua execução, mas também da qualidade e imaginação dos nossos construtores, quer em termos de variedade de opção de combinações ao dispor, quer na qualidade de pormenores e precisão artística.
“EntreViolas” é um original de Rafael Carvalho, conta com a Produção da Associação de Juventude Viola da Terra, edição audiovisual do Ramo Grande Studio., e contou com o apoio do Governo dos Açores através da Direcção Regional da Cultura e Direcção Regional da Juventude.
A música foi apresentada neste dia 1 de Outubro, Dia Mundial da Música, como preâmbulo para o Dia da Viola da Terra, iniciando as suas comemorações com uma partilha musical entre Violas, inédita na Região, que pode, futuramente, contar com mais participações e alargar-se a todas as Ilhas dos Açores e às Comunidades Açorianas.
O original “EntreViolas” pode ser ouvido nas páginas facebook.com/aj.violadaterra e youtube.com/@ajvioladaterra, geridas pela Associação de Juventude Viola da Terra.