‘Hora Kente’ é um negócio de Sérgio Bai, na Rua Professor
Leonel da Rosa da Silveira, na Lagoa.
A pastelaria do nosso entrevistado foi inaugurada há três meses, embora o projecto tenha nascido em Moçambique, na sua terra natal. “Aqui, a Hora Kente surge com outro conceito, porque em Moçambique não tinha condições para implementar o que gostaria de fazer, que é aquilo que faço aqui em São Miguel, na Lagoa. Em Moçambique tinha uma pequena fábrica e fornecia eventos e restaurantes, ou seja, não tinha público como tenho aqui”.
Ali, saem bolos, pão e pizzas a toda a hora, para “satisfazer o público micaelense, que já merecia uma pastelaria como a Hora Kente”.
Muito mais do que uma pastelaria
Muito mais do que uma pastelaria, a Hora Kente serve um café refinado, mas também pequenos-almoços distintos, entre eles, English Breakfast: dois ovos, batata fruta, bacon, feijão doce, salsichas, torrada e pão de forma. Custa 6,90.
Os pequenos-almoços (Menu Bom dia) surgem no modo de cinco opções, onde por exemplo, o Menu 3 inclui sandes (papo seco) mista, chá e um queque. Todos os menus custam 3,90 Euros
As refeições, para além das pizzas, podem ser Hambúrgueres Simples, Double, 2HH ou Green.
Pizza Moçambicana
A Pizza Moçambicana está a dar que falar, porque leva camarão tigre, camarão médio e gambas, ou seja, quem optar por esta opção “está praticamente a comer, também, camarão, mas há-de apanhar também caju, com um leve picante”.
Sérgio Bai diz, que esta opção tem saído pouco, “as pessoas mostram muita curiosidade, mas quem já provou gostou muito”.
Para além das Pizzas e dos Hambúrgueres, a Hora Kente tem também Baguetes de Frango ou de Atum, Pregos no Pão, Francesinhas e aquilo que Sérgio Bai considera ser “a bandeira da pastelaria, que são Cachorros à Hora Kente”.
A partir das 10h00 até à 13h00, há bastante movimento, mas também à tarde.
Da parte da manhã, Sérgio Bai está ali sozinho, porque tem uma colaboradora, que está doente, mas há outra trabalha à tarde.
A Hora Kente abre às 06h00 e fecha as portas às 22h00, de segunda-feira a sábado, mas serve com licença até às duas horas da madrugada.
Aos domingos, inicialmente fazia ali Brunches, das 10h00 às 15h00, mas Sérgio Bai resolveu cancelar, temporariamente, essas refeições.
A Hora Kente está, de igual modo, virado para o mercado estrangeiro, também porque tem o English Breakfast, mas também muitas opões para um requintado pequeno-almoço. “Temos tido uma boa afluência de turistas ingleses, alemães, italianos e de outras nacionalidades, mas essencialmente estou a receber um bom feedback da população, inclusivamente muitas palavras de incentivo, que expressam, que este é um conceito, que fazia falta no Concelho da Lagoa e só por isso é um incentivo extra”.
Sérgio Bai veio para Portugal
quando ainda era criança
Sérgio Bai, veio para Portugal quando tinha apenas seis anos de idade, onde passou parte da sua infância na cidade das Caldas da Rainha. Depois disse, que teve um momento importante na sua vida, que foi quando os pais se separaram, no início dos anos 90. Com a mãe foi para Albufeira, num outro momento importante da sua vida, porque sendo o filho mais velho começou a trabalhar enquanto estudava para ajudar a família, quando tinha apenas 14 anos de idade.
A mãe só queria que estudasse, mas Sérgio Bai tinha outra ambição e foi com a sua persistência que comprou a sua primeira bicicleta e mota com o dinheiro do seu trabalho, como ajudante de padeiro.
“Sentia-me feliz e realizado, também por ajudar os meus irmãos nos estudos. Fui ganhando experiência e não demorou muito para começar a gostar de pastelaria. Trabalhei ainda a tempo parcial para pizzarias e deste modo cresci nos três ramos: padaria, pastelaria e pizzaria”.
Vasto conhecimento
Com o seu vasto conhecimento da pastelaria do Algarve, que está entre as cinco melhores do país, vai depois para Lisboa, onde diz, que foi onde melhorou “em vários aspectos técnicos”, antes de receber várias propostas de trabalho, entre elas, do Dubai e de Angola, mas também de Moçambique, esta última, aceitou por ser a sua terra natal e por ter também lá familiares.
Em Moçambique trabalhou por conta de outrem, ajudando a criar a Guludise, que tem como rivais, a Cristal e a Taverna Doce. Nestas também trabalhou, mas acabou por criar a Hora Kente, com o tal conceito diferente daquele, que tem hoje, na Lagoa.
Sobre a Guludise, é conhecida pelas suas deliciosas sobremesas e ambiente acolhedor.
A Cristal, oferece uma variedade de doces tradicionais e modernos.
A Taverna Doce, localizada em Maputo, é uma pastelaria simpática e acolhedora, ideal para refeições ligeiras e sobremesas.
Por falar em pastelaria, a Hora Kente tem sobremesas de chorar e pedir por mais.
Marco Sousa