Após encetar uma recuperação pontual na Série B do campeonato da Liga 3 e atingindo a terceira eliminatória da Taça de Portugal, o Lusitânia ao ser derrotado, em Angra do Heroísmo, por 2-1, pelo União de Santarém, interrompeu a série de 5 jogos sem perder.
Numa partida equilibrada, com oportunidades de golo para ambas as equipas, o azar bateu à porta da equipa da ilha Terceira, aos 19 minutos, quando um cruzamento do ex-Santa Clara Pierre Sagna permitiu um mau corte do “capitão” Bavikson Biai, introduzindo a bola na própria baliza.
A vantagem da União de Santarém foi anulada aos 34 minutos, quando o recém entrado angolano Jefer Gunjo fugiu pela esquerda e com um cruzamento perfeito endossou a bola para Nicolas Souza empurrá-la para o fundo da baliza.
A segunda parte continuou a ser dividida, com possibilidades da bola entrar em qualquer uma das balizas em algumas situações.
Quando se pensava que o jogo terminaria empatado a 1 golo, um alivio da defesa do Lusitânia permitiu que a bola fosse para os pés de um jogador do União, que a fez chegar ao recém-chegado brasileiro Allyson Mota para rematar, de fora da área, com o pé esquerdo e fazer o 2-1, aos 90+1 minuto.
Referência para o reduzido número de espectadores nas vastas bancadas do estádio João Paulo II. Não foi a primeira vez e já vem de há alguns anos. Há, como nos outros clubes históricos e de bandeira dos Açores, um afastamento das pessoas por significativa redução de simpatizantes e de adeptos.
O Lusitânia pode melhorar a pontuação e deixar o último lugar da série Sul se alcançar bons resultados nos dois jogos em atraso. O primeiro é já domingo, no campo do Atlético. Pertence à 2.ª jornada.
Resultados da 8.ª jornada da Série 2 (Sul): Sp. Covilhã – Oliveira do Hospital, 1-0; 1.º Dezembro – Académica, 1-2; Lusitânia – União Santarém, 1-2; Belenenses – Sporting B, 1-1 e Atlético – Caldas, 4-0.
Classificação: 1.º Belelenenses, 18 pontos; 2.ºs Atlético (-1), Sporting B e Caldas, 12; 5.º União Santarém, (-1), 10; 6.ºs 1.º Dezembro (-1) e Académica Coimbra, 9; 8.º Sp. Covilhã, 8; 9.º Oliveira do Hospital (-1), 6 e 10.º Lusitânia (-2), 5 pontos.
