O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou ontem o novo edifício do Laboratório do Serviço de Classificação de Leite de São Miguel (CERCLASM), num investimento de 2,9 milhões de euros.
Esta nova infra-estrutura visa ”modernizar os serviços e aumentar a capacidade de resposta às crescentes necessidades” do sector leiteiro da Região.
O novo edifício inclui um laboratório, áreas administrativas, uma garagem para viaturas de serviço, áreas técnicas e espaços de circulação e estacionamento para funcionários e visitantes.
O objectivo é “reforçar a capacidade operacional do laboratório e permitir a análise de novos parâmetros, como a diferenciação celular e o perfil dos ácidos gordos do leite.”
Durante a cerimónia, o Presidente do Governo destacou o papel fundamental da agricultura na economia dos Açores, sublinhando o contributo significativo da fileira do leite.
“Os Açores, no percurso que fizeram em autonomia, conquistaram reconhecimento, crédito e uma imagem de economia produtiva, com bens transaccionáveis e de valor acrescentado, sendo o seu melhor exemplo a agricultura, começando pela fileira do leite”, afirmou José Manuel Bolieiro.
“Nós não podemos ter menor ambição do que a ambição da excelência. Temos todas as capacidades humanas, vontade e estratégia para atingirmos níveis de excelência”, acrescentou, sublinhando que o sector agrícola gera emprego e riqueza na Região.
José Manuel Bolieiro destacou também o sucesso da fileira do leite ao longo dos anos, salientando a capacidade dos Açores de “juntar ciência, técnica, experiência de vida e identidade” na produção leiteira, desde a recolha à venda, valorizando todas as etapas da cadeia de valor. No âmbito dos apoios ao sector agrícola, José Manuel Bolieiro anunciou um conjunto de medidas, incluindo a renovação do apoio à aquisição de alimento animal, com um subsídio de 10 cêntimos por quilo para um total de 4.000 toneladas.
Foi também anunciada a abertura de candidaturas ao programa PRORURAL+, que disponibiliza cinco milhões de euros para apoiar o investimento nas explorações agrícolas – a partir de 14 de Outubro, os agricultores poderão submeter as suas candidaturas.
Outra medida divulgada foi a abertura de um novo período para a conversão da produção de leite em carne, direccionada principalmente para as ilhas de São Miguel, Terceira e Graciosa, e garantindo a oportunidade para o aumento da capacidade produtiva regional. José Manuel Bolieiro anunciou ainda que, a partir de Janeiro de 2025, o preço do gasóleo agrícola será liberalizado.
Com este conjunto de iniciativas, o Governo dos Açores reafirma o seu compromisso com o sector agrícola, promovendo a modernização, o crescimento e a sustentabilidade da produção agrícola, que continua a ser um pilar essencial da economia regional, promovendo a criação de emprego e riqueza na Região.
Estiveram presentes na cerimónia diversas personalidades ligadas ao sector agrícola, incluindo Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores.
