Edit Template

Procissão de Nossa Senhora do Rosário da Lagoa é a única que não sai da frente da igreja devido ao peso da Imagem

As festividades em honra de nossa Senhora do Rosário da Lagoa têm o seu ponto alto no próximo domingo, com alvorada de 21 tiros acompanhada pela Banda Filarmónica Lira do Rosário. A Eucaristia celebra-se pelas 11h00 e a Procissão pelas 17h00.
A Procissão inicia-se com um Sermão no adro da igreja, proferido pelo padre Marco Sérgio Tavares, Ouvidor de Ponta Delgada, a que se seguirá a Bênção do Santíssimo Sacramento e a procissão propriamente dita que é a única de São Miguel e dos Açores que se cinge apenas a um pequeno percurso em redor da praça em frente ao templo e não percorre a freguesia.
A explicação para este facto é que a Imagem de Nossa Senhora do Rosário, apesar de ser em madeira, pesa entre 350 a 400 quilos e a quantidade de flores que a ornamenta é controlada para que o peso do conjunto com o andor não aumente mais.
Segundo o padre Rui Silva, pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Imagem faz 100 anos em 2026 e, dentro de alguns meses, vai ser restaurada por um gabinete de especialistas e só nesta altura se conhecerá qual a madeira em que foi esculpida e se a sua tinta é original.
Assim, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário é uma relíquia religiosa açoriana sobre a qual há ainda muito por descobrir. Sabe-se é que a paróquia tem em seu poder um documento com 88 anos (em 2026 faz 100 anos) onde se dá conta da compra da Imagem para a paróquia por um determinado valor em escudos.
Após a procissão os presentes vão poder assistir a um arraial com as Bandas Filarmónicas Aliança dos Prazeres e Estrela d’Alva.

Os três dias do Tríduo

Mas as festas em Honra de nossa Senhora do Rosário iniciaram-se já na quarta-feira com confissões, recitação do Terço e Eucaristia com o 1º Dia do Tríduo.
As confissões prosseguiram pela quinta-feira, seguindo-se a recitação do Terço e e a Eucaristia do 2º dia do Tríduo (Celebração da Santa Unção).
Hoje, a recitação do Terço ocorre pelas 18h00 na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, seguindo-se a exposição do Santíssimo. As confissões ocorrem entre as 18h30 e as 20 horas.
Vai procedeu-se à inauguração da iluminação com a animação da Banda Filarmónica Lira do Rosário, Grupo Grujola e Charanga dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
Pelas 20h00 de hoje celebra-se a Eucaristia no 3º Dia do Tríduo (Instituição de Ministros da Comunhão).
Amanhã, Sábado, haverá tarde infantil com muita animação e terá lugar, pelas 20h00, a Procissão das Velas, após Eucaristia Campal no adro da Igreja de nossa Senhora do Rosário. No final da procissão haverá arraial com um concerto da Banda Filarmónica Lira do Rosário.

Eucaristia em honra de São José

Na segunda-feira, dia 14 de Outubro, celebra-se pelas 20 horas a Eucaristia em Honra de São José, sobretudo, para os Emigrantes.
No Sábado, dia 19, haverá pelas 18h30 um recital do terço e uma celebração eucarística pelas 19h00.
No último dia das festas, Domingo, dia 20, celebra-se pelas 11h00 a Eucaristia (Compromisso dos Catequistas).
Para as 14h00 está programado o Cortejo de Oferendas e as arrematações. Pelas 20h30 realiza-se o arraial com concerto pela Banda Filarmónica Lira do Rosário. E pelas 23h30 terá lugar a Celebração do Adeus com a saída da Imagem de Nossa Senhora do Rosário para o adro.

Muita música nas festas

No domingo, dia 13, haverá um concerto das Bandas Filarmónicas Aliança dos Prazeres e Estrela D’Alva. No dia 14, vão actuar a Doce Sinfonia, com Paula Soares; e no dia 15 o Brunin e Amigos.
No dia 16 do corrente, actua os ‘ABBA PROJECT’, seguindo-se, no dia 17, os Tunídeos e Orfeão de Nossa Senhora do Rosário.
O dia 18, sexta-feira, é dedicado aos ‘Imperadores’ e, no sábado, dia 19 do corrente, vão actuar os Sétima Geração’. No domingo, dia 20, haverá um concerto pela Banda Filarmónica Lira do Rosário.

Edit Template
Notícias Recentes
São Miguel acolhe encontro nacional sobre qualidade e excelência organizacional
Homem detido na Praia da Vitória para cumprir pena de dois anos de prisão pelo crime de roubo
“Precisamos de estratégias para preservar a eficácia dos antibióticos, caso contrário infecções banais voltam a ser potencialmente fatais”, afirma Laura Sá, médica especialista em Doenças Infecciosas
Valor do pescado nos Açores cai 2,3 milhões de euros em Outubro
“Socorros Mútuos” vai a votos com Conselho Geral e novo edifício no horizonte
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores