Edit Template

Isabel Roque Atelier, na Lagoa, é um‘lugar onde trabalham artistas’

No Concelho da Lagoa fomos até ao Atelier da estilista Isabel Roque,
na Rua Manuel Inácio da Mota, 1.ºA.

O Atelier está aberto há 16 anos e no local chegamos à fala com Olinda Santos, de 46 anos de idade, que é uma das colaboradoras da Isabel Roque Atelier. Há sete anos que ali faz peças “My Azores Colletion”.
As peças “My Azores Collection” são desenvolvidas com orgulho e feitas com amor.
A “My Azores Collection” cria roupa e acessórios com significado, com uma loja física no Aeroporto de Ponta Delgada, após Segurança e com horário entre as 06h00 e as 20h00. É uma marca de design de moda, 100% inspirada nos Açores, com peças únicas que nos envolvem em paisagens naturais do Arquipélago dos Açores, e em especial de São Miguel.

Diversos artigos únicos

A “My Azores Collection” é um dos locais obrigatórios antes de embarcar.
Surgem assim, t-shirts, vestidos, pulseiras de relógios, túnicas, chapéus, encharpes, malas, sacos, mochilas, bandoletes, entre outros artigos.
Na loja no Aeroporto da “My Azores Collection” estão lá duas colaboradoras e outras duas na Isabel Roque Atelier.
Enquanto conversávamos, Olinda Santos fazia elásticos de cabelo, muito bem decorados, com hortênsias, de diversas cores. “É um trabalho divertido e criativo. Depois do corte, vai à máquina de costura e posteriormente leva a etiqueta” da marca registada “My Azores Collection” da estilista Isabel Roque.
As t-shirts são muito apelativas, com diversas paisagens da nossa ilha, entre elas, a Lagoa do Fogo, as Sete Cidades, reflexo da água das lagoas, hortênsias ou ananás. Os tamanhos são vários e também para crianças.
De igual modo, existem malas para crianças, lenços e fitas tendências.
O cliente tanto pode comprar na loja do Aeroporto “My Azores Collection”, como também na Isabel Roque Atelier. Aqui, por ser uma oficina e ‘um lugar onde as artistas trabalham’, desperta muito a curiosidade dos turistas, mas também da população.

Colecção Nature apresentado na FIL

Qualquer imagem pode ser encomendada, que o Atelier encarrega-se de fazer, em qualquer um dos artigos, inclusivamente nas almofadas das nove ilhas do Arquipélago.
Isabel Roque tem apresentado parte da sua colecção no continente, como aconteceu com a Colecção Nature, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
A Isabel Roque Atelier funciona, durante a semana, das 08h30 às 17h30. Sábado e Domingo são dias, normalmente, de descanso.
A “My Azores Collection” tem página nas redes sociais do Facebook e Instagram, onde são apresentados muitos dos seus artigos.
Olinda Santos é natural do Cabouco, Freguesia que a viu crescer. Aprendeu costura, quando tinha apenas 10 anos de idade com uma senhora que fazia costura em casa, antes, dessa senhora ter ido trabalhar para uma fábrica de costura, que chegou a existir na Atalhada. Essa fábrica fazia parte da história industrial da região, contribuindo para a economia local.
Mais tarde, com 18 anos de idade, Olinda Santos trabalhou no Euromotas, onde esteve 16 anos antes de começar a trabalhar na Isabel Roque Atelier, em 2018, precisamente no ano que surgiu a marca “My Azores Collection”.
No interior do Atelier é possível ler uma mensagem de Isabel Sutil Roque: “Neste futuro onde acabei de chegar, colherei morangos com que tingirei roupas que me hão-de destapar. Estarei em paz quando plantar rosas e violetas. Neste futuro saberei exactamente quem sou e o que quero.”

Um pouco mais sobre Isabel Roque

Isabel Roque criou o seu atelier em 2008 e, desde então, têm sido muitos os projectos desenvolvidos por esta estilista açoriana.
Fez, em 1999/2000, o estágio curricular na empresa Blay-Punt, lojas Cotó/Cotó, em Barcelona
Em 2007, desenvolveu um projecto muito singular, de colecção feminina, em parceria com as bordadeiras de Rabo de Peixe, tendo sido apoiado pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato. Os trabalhos desenvolvidos neste projecto deram origem a uma exposição – “Pontos” – em 2008, no Museu Carlos Machado, em Ponta Delgada.
Em 2000/2001, participou no guarda-roupa, da série televisiva, da RTP – Açores “Gente Feliz com Lágrimas”
Em 2009 obteve o 1.º prémio de peça original, vestido tricórnio – Concurso Artesanal, promovido pelo Centro Regional de Apoio ao Artesanato.
Em 2014, executou um vestido em folha de milho, que serviu de cicerone ao espaço – Artesanato dos Açores – na Feira Internacional de Artesanato (FIA).
Esta apresentação de Isabel Roque Atelier poderá ser lida na página do Centro de Artesanato e Design dos Açores.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
“Sabe sempre bem regressar às origens e à Vila da Povoação”
O projecto “Filhos do Atlântico” foi fundado por dois jovens açorianos que transformam histórias da Região em conteúdos audiovisuais
Festival “O Mundo Aqui” e AIPA afirmam Ponta Delgada como cidade multicultural
Os 10 países mais poluentes
Trabalhadores da base americana nas Lajes podem requerer, a partir de amanhã, o apoio financeiro temporário criado pelo Governo Regional para cobrir as remunerações em atraso
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores