Edit Template

IV Congresso dos Assistentes Sociais da Macaronésia: “Serviço Social e Mudança Social: a construção de percursos de intervenção na contemporaneidade”

A Delegação Açores da Associação de Profissionais de Serviço Social (APSS), realizou nos passados dias 10 e 11 de Outubro, o IV Congresso dos Assistentes Sociais da Macaronésia com o tema: “Serviço Social e Mudança Social: a construção de percursos de intervenção na contemporaneidade.”, na Aula Magna da Universidade dos Açores.
O IV Congresso da Macaronésia nos Açores contou com a participação de mais de 230 congressistas e reuniu representantes e especialistas dos Arquipélagos da Macaronésia, que incluem os Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Este congresso teve como principal objectivo, promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos entre estas regiões insulares, abordando questões como desenvolvimento sustentável, saúde mental e dependências, emprego e formação profissional, habitação, pobreza e exclusão social.
Durante o Congresso, foram organizadas conferências, workshops e outras actividades, onde os participantes puderam discutir temas relevantes para as regiões da Macaronésia, compartilhar experiências e colaborar em projectos conjuntos.
Durante os 2 dias de congresso foram apresentados pelo elenco de oradores várias práticas de intervenção social, que permitem a capacitação dos públicos mais fragilizados, numa lógica de benchmarking e potencialização de sinergias do que melhor se faz ao nível do Serviço Social, em Portugal e nas regiões da Macaronésia.
A Comissão Organizadora do Congresso, irá remeter ao Governo Regional dos Açores, as conclusões dos workshops, com objectivo de contribuir para elaboração de políticas públicas adequadas às situações de problemas e especificidades dos públicos mais vulneráveis, numa lógica de partilha de conhecimento e perspectiva construtiva. Entre as mais de 2 centenas dos congressistas presentes, para além dos Assistentes Sociais, estiveram também os alunos da Licenciatura de Serviço Social dos Açores e de outras áreas das Ciências Sociais, bem como profissionais.
A APSS Açores, faz um balanço muito positivo do evento, que contribuiu para a valorização e reconhecimento da profissão do Assistente Social, referindo que este tipo de iniciativas é importante para fortalecer os laços entre as várias regiões participantes e para encontrar soluções comuns para os desafios que enfrentam.
Neste sentido, as problemáticas debatidas, como a pobreza e exclusão social; as questões prementes da habitação; educação e empregabilidade e a saúde mental e dependências, questões estas, comuns às quatro regiões ultraperiféricas, mas também, com muitas especificidades, atendendo os seus contextos económicos, culturais e sociais, configuram os principais Desafios ser Assistente Social numa era transformadora!

Edit Template
Notícias Recentes
“Sabe sempre bem regressar às origens e à Vila da Povoação”
O projecto “Filhos do Atlântico” foi fundado por dois jovens açorianos que transformam histórias da Região em conteúdos audiovisuais
Festival “O Mundo Aqui” e AIPA afirmam Ponta Delgada como cidade multicultural
Os 10 países mais poluentes
Trabalhadores da base americana nas Lajes podem requerer, a partir de amanhã, o apoio financeiro temporário criado pelo Governo Regional para cobrir as remunerações em atraso
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores