Edit Template

República vai investir 321 milhões de euros nos Açores185 milhões dos quais no porto das Lajes das Flores

A Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, anunciou ontem em Ponta Delgada, a realização de investimentos no valor de 321 milhões de euros aos Açores e o apoio à criação de novas áreas marinhas protegidas.
Maria da Graça Carvalho explicou que, no âmbito da função ‘Climática e Sustentabilidade – Sustentável 2030’, dos 321 milhões de euros que vão ser disponibilizados aos Açores, 185 milhões de euros destinam-se à reconstrução do Porto das Lajes das Flores, uma obra “de extrema importância” para a Região. Estes projectos, que visam a promoção da mobilidade sustentável, reabilitação e modernização de infra-estruturas, representam mais de 10% do orçamento total do ‘Sustentável 2030’ para o período de 2021-2027, programa que está sob a tutela do Ministério do Ambiente e Energia. Na ilha das Flores, a Ministra do Ambiente e Energia reiterou a importância do “financiamento para a reconstrução do Porto da Lajes das Flores, uma intervenção fundamental para a Ilha e para a Região.”
“É evidente a necessidade de dar à ilha um novo porto com maior capacidade e principalmente mais resiliente aos fenómenos resultantes das alterações climáticas e outros fenómenos naturais,” afirmou. O financiamento do Porto das Lajes das Flores está na quota nacional, “não prejudicando os outros projectos previstos para a região dos Açores, numa demonstração de solidariedade e coesão territorial por parte do Governo da República”, referiu Maria da Graça Carvalho, apelando ainda à rapidez na execução desta obra.
Segundo a ministra, o Governo da República apoia a decisão do Governo dos Açores para a constituição de novas áreas marinhas protegidas, permitindo salvaguardar 30% do mar dos Açores e “aumentar significativamente a área protegida nacional.” Maria da Graça Carvalho clarificou também, na altura, que os Avisos do Fundo Ambiental, que serão publicados esta semana, para o apoio à aquisição de veículos eléctricos, no âmbito do pacote de Mobilidade Verde, destinam-se a todo o território nacional, incluindo a Região Autónoma dos Açores. A governante disse que esta é uma “demonstração de coesão territorial por parte do Governo” da República. Em Ponta Delgada, a Ministra apresentou outros investimentos destinados à Região, na vertente dos transportes, no valor de 136 milhões de euros, para as ilhas de São Miguel, Terceira, Faial, Flores, São Jorge, Corvo e Pico. Na mesma cerimónia, Maria da Graça Carvalho anunciou, igualmente, um apoio financeiro à decisão do Governo Regional para a constituição de novas áreas marinhas protegidas nos Açores, que permitirá salvaguardar 30% do mar da Região e aumentar significativamente a área protegida a nível nacional. “Este é mais um passo para o reforço da conservação da natureza e biodiversidade marinha, contribuindo para uma utilização sustentável do nosso Mar, em linha com as metas europeias e internacionais. Iremos avançar com um estudo para identificar as necessidades de compensação para os pescadores, que serão cobertas pelo Fundo Ambiental, à semelhança do que já aconteceu com a Área Marinha Protegida da Pedra do Valado, no Algarve”, declarou a Ministra.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou, por sua vez , que há “todas as condições” para se avançar para uma nova etapa, prosseguiu a governante: “o processo está no bom caminho porque o projecto está praticamente concluído, estão a terminar a avaliação de impacto ambiental”.

Edit Template
Notícias Recentes
Excedente comercial dispara na zona euro com acordo com os EUA a impulsionar exportações
Projecto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população
Mistério de 25 anos na doença de Crohn desvendado por IA
Universidade dos Açores marcou presença no 2º Encontro de Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Obras no Campo de Santo António retomadas após suspensão por mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores