A Casa da Galeria, na Rua Dr. Guilherme Poças Falcão, 21-25, em Ponta Delgada, é um conceito inovador de hospitalidade, focado na fruição da arte contemporânea.
No local chegamos à fala com Marlene Soares, Directora Geral deste magnífico espaço, que abriu em 2022. Deste essa altura, que a nossa entrevistada desenvolve “esta grande responsabilidade” na Casa da Galeria.
“O nome da «Casa» foi escolhido tendo em conta a existência «da Galeria» Fonseca Macedo, que já existe desde o ano 2000. Depois, a Casa da Galeria surge em 2022 e manteve a Galeria no edifício. Para além da Galeria tem nove apartamentos turísticos”.
Mais disse, que os nove apartamentos, que compõem a Casa da Galeria foram formulados a pensar no conforto dos seus hóspedes, distribuídos por duas tipologias, nomeadamente “5 T1 e 4 T0, com capacidade máxima de dois adultos mais dois jovens até 18 anos, ou seja, cada unidade acomoda no máximo quatro pessoas”. Para além disso, a Casa da Galeria tem à disposição dos hóspedes, “uma área de lazer e relaxamento composta por solário e piscina, no exterior, sauna, banho turco, duche e um ginásio, no interior”.
Obras de arte decorativas
“Há ainda um grande elemento diferenciador nos nove apartamentos ou nas áreas comuns, uma vez que são decorados com obras de arte, e se for a vontade dos hóspedes ou visitantes iniciar ou compor a sua colecção de arte, as obras com que privaram na Casa da Galeria estarão disponíveis para aquisição”, acrescentou.
O bom gosto e elegância dos apartamentos sobressaem. Aliás, a Casa da Galeria foi pensada e projectada para ter artigos e marcas portuguesas personalizadas, expressas no mobiliário, na eliminação e na louça.
Os apartamentos da Casa da Galeria são equipados com kitchenette, zona de estar e de refeições, ar condicionado, Smart Tv, camas King Size, secretária, Wi-Fi, entre outros. As casas de banho usufruem de amplos duches, produtos de higiene Rituals, secador de cabelo e de toalhas extra para a praia e banhos termais.
A decoração contemporânea em tons claros e madeira de freixo traduz o que de melhor se cria e produz em Portugal e as obras de arte originais que a contemplam resultam da curadoria da Fonseca Macedo – Arte Contemporânea.
Saber receber
A Casa da Galeria tem a recepção aberta durante 16 horas para receber os seus hóspedes. Após o Check-in, os visitantes são conduzidos aos seus apartamentos, que são abertos através de código, onde no seu interior são brindados com água, café, chá e biscoitos.
A Casa da Galeria não tem restaurante, mas serve nos apartamentos os pequenos-almoços, com autenticidade e cultura, concretamente, e sempre que possível fruta da época, como o maracujá, meloa de Santa Maria ou ananás bolo lêvedo e pão rústico.
“O saber receber bem é uma mais-valia”, reconhece Marlene Soares. “Dá muito trabalho, mas depois também é reconhecido. Aliás, orgulhosamente, a Casa da Galeria tem uma excelente cotação na Airbnb, na Expedia, mas também no Booking.com, com cotação de 9.6, já mais de 500 comentários, isto significa, que há de facto cuidado no Azores art of Hosting, na arte de bem receber e é este o nosso objectivo, ou seja, receber bem quem nos visita ou quem fica connosco”.
Balanço positivo
O balanço é positivo e a ocupação da Casa da Galeria tem aumentado. “O ano de 2023 foi muito bom, mas este ano está a ser melhor ainda. As coisas têm corrido bem, temos sempre tentado melhorar, mas os resultados estão à vista e têm sido muito positivos”.
Em termos de perspectivas, Marlene Soares revela, que o objectivo “é continuar atento ao mercado, manter um bom serviço e para isso, a Casa da Galeria pretende continuar a ter uma equipa jovem pró-activa, responsável e simpática, mantendo a atenção de poder melhorar sempre”.
De referir ainda, que “a Casa da Galeria dispõe também um serviço de transfere, onde os hóspedes que não queiram alugar viaturas e prefiram ser acompanhados pela Casa da Galeria na chegada ao aeroporto, também é possível.
A Casa da Galeria, sempre que possível, tenta também actualizar os pequenos-almoços, com um menu base ou outros opcionais, servindo sempre o melhor e o mais fresco possível. A perspectiva é sempre melhorar e manter o nível de qualidade, que até agora conseguimos garantir”.
A Casa da Galeria tem três colaboradores na recepção e uma equipa de housekeeping formada por duas colaboradoras. Há ainda um apoio nos pequenos-almoços, no trabalho de copa e a nossa interlocutora para acompanhar todo o trabalho.
No momento, Marlene Soares está ali todos os dias, desde o dia 1 de Outubro, para acompanhar de perto a equipa de trabalho, mas fora da esfera do trabalho tenta arranjar tempo para fazer o que gosta, que é andar de moto.
Natural de Ponta Delgada, Marlene Soares tirou a licenciatura em turismo, na Universidade dos Açores.
Gato Host faz parte da mobília
A Casa da Galeria tem ainda uma mascote, de nome Host, um gato que já faz parte da mobília da casa. “É Host, porque é um bom anfitrião e é sempre muito amigável e simpático, de tal forma, que os nossos hóspedes perguntam sempre por ele. Faz parte da mobília da casa, vai comigo para casa, mas durante o dia gosta de cá estar”.
E porque existe arte para além do verde, a Fonseca Macedo Arte Contemporânea, na Casa da Galeria, tem patente trabalhos dos artistas Rui Chafes e Sandra Rocha. Rui Chafes desenvolve trabalhos exclusivamente em ferro ou aço, enquanto Sandra Rocha trabalha a fotografia oferecendo as suas ficções em imagens universos aquáticos e paisagens fictícias.
Marco Sousa