1 – Acabo de ouvir na televisão que um juiz do tribunal de Viseu vai ser julgado por ter sido acusado de um crime de violência domestica que alegadamente terá praticado na pessoa da esposa, ela própria juiz de direito que trabalha no mesmo tribunal.
O referido juiz vai ser julgado no tribunal da Relação de Coimbra porque os juízes têm o direito de ser de ser julgados no tribunal da Relação facto que não se verifica em relação aos advogados.
2- o DRº JOÃO DE MEDEIROS CONSTÂNCIA acaba de atingir a provecta idade de 90 ANOS .
Homem DE GRANDE HUMANISMO, professor emérito, cultivando a amizade como poucos e de quem tenho o privilegio de ser amigo.
Infelizmente por impedimento de saúde não pude participar da festa do seu aniversario o que me deixou bastante pesaroso.
Homem da Renascencia, como ele já não se encontra numa sociedade sem valores e de raros sentimentos nobres que prima por uma ignorância podre e por uma corrupção criminosa.
Comecei por ser amigo do seu ilustre irmão Padre doutor JOSÉ DE MEDEIROS CONSTÂNCIA, e em boa hora aconteceu posteriormente uma comunhão de almas , por ambos terem uma superior qualidade DE ALMA.
3- Os mais eminentes pensadores da antiguidade acreditavam no destino, tanto a mitologia grega como a romana tinham deuses para tudo e segundo a crença deles, nem sempre podemos explicar o nosso destino tendo por base valores morais .
Tanto podemos ser amaldiçoados como abençoados sem que nisso se verifique o menor sentimento de justiça. A fortuna não compensa a pessoa de acordo com o seu mérito, inflige o mal com a cegueira moral de um furacão.
4- Lendo bons livros é uma forma de atingir a imortalidade para o passado. Miséria e fragilidade humana, o dom provisório da existência, as dores do mundo, miséria material e moral, dor física e moral , doença, velhice e morte.
5-A nossa condição é solitária e de que me é dado perceber os verdadeiros homens de génio são solitários e dificilmente poderia ser de outro modo já que os diálogos dificilmente são tão inteligentes como os seus próprios monólogos.
6- Nada é mais certo neste mundo do que a incerteza. tive a sorte de ter bons professores na escola primaria no liceu e na universidade. Poucos eram mestres espirituais, não abriam horizontes mais vastos e mais profundos para alem das matérias da sua especialidade.
Soube há pouco tem que o padre e professor SEBASTIÃO CRUZ, meu professor de direito romano na Universidade de Coimbra alegadamente abusava de mulheres. JÁ gora apregoam que o mesmo se passou com outra luminária da mesma ma Universidade BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS. É Dificil de acreditar.
O homem é capaz de tudo e de nada , de ser santo e autor dos crimes mais sórdidos , abomináveis e cruéis incapaz de subordinar os instintos maléficos ao poder da cultura.
7- Alvaro Monjardino foi um grande homem e um grande açoreano que deixou um exemplo, assim como JOSÉ ENES um pensador e professor de eleição , pioneiro do ensino universitário nos Açores, homem com grande visão do futuro, não esquecendo também MACHADO PIRES, espirito superior que também já partiu , mas que pelas obras valorosas que deixaram se vão da morte libertando como diria CAMÕES.
Porque a morte não por virtude na vida mas é o seu supremo tribunal.
Pedro Paulo Carvalho Silva