Sexta derrota da equipa de Sub-23 do Santa Clara na série B-Sul do campeonato da Liga Revelação, a segunda como visitada. Aconteceu na manhã/início de tarde de ontem, no estádio de São Miguel.
O Estrela da Amadora ganhou por 3-2 e assumiu o primeiro lugar ao fim de 9 jogos, somando 18 pontos. O Estoril é segundo com 17 e o Sporting é terceiro com 16. O Benfica ocupa a quarta posição com 12 pontos.
O Santa Clara segue isolado no último lugar, com 7 pontos apenas e com reduzidas hipóteses de atingir um dos quatro lugares que permitem disputar o título nacional.
Nelson Antunes, o novo treinador da equipa de Sub-23, esteve a bancada observando o jogo. Muito terá de rectificar, a começar pelo lento processo ofensivo, pela pouca mobilidade dos jogadores do meio campo para a frente e convencê-los a empregarem maior velocidade. O pecúlio é fraco. Há valia para mais e melhor. Assim não dá… Neste jogo, só 5 remates. Três em direcção à baliza do Estrela e dois para fora.
Diogo Medeiros teve a responsabilidade de preparar e de orientar a equipa para o jogo após a saída do treinador Nuno Pimentel. Fez algumas mudanças porque verificou-se a transferência de alguns jogadores para a equipa B. Começou na defesa, com a estreia de Kauã Souza no centro e com Luís Eduardo ao lado. Diego Tavares jogou em vez de José Tavares no meio campo. No banco caras novas como os juniores locais João Vieira, Xavier Almeida e Cristiano Fructuoso. Entraram os Sub-19 Edgar Antunes, William Cristóvão, Vital Maia, Martim Madeira e Cristian Silva.
O Santa Clara voltou a sair na frente do marcador. Na sequência de um canto a bola foi cruzada por João Salles para Tiago Queiroz rematar. O guarda redes do Amadora defendeu para a frente, surgindo do defesa Kauã Souza a marcar. Estavam decorridos 14 minutos.
A equipa do Estrela demonstrou maior preponderância ofensiva. Fez 16 remates à baliza defendida por João Afonso: 8 direccionados e 8 para fora.
Dos que foram em direcção à baliza resultaram em três golos. O 1-1 aos 50m por Manu, após Luís Eduardo ter pretendido fintar um adversário na área. O mesmo Manu efectuou o 2-1, aos 54m, após passe de Simão Pedro. O 3-1 aos 82m por Idrissa Camará, com um remate de fora da área, depois de um alívio e de a bola tabelar num jogador do Santa Clara.
Do lote de remates do Estrela, fica na retina a estupenda defesa de João Afonso, aos 89m. Um voo só ao alcance dos predestinados. Foi ao ângulo superior esquerdo da baliza defender para canto. Quem não viu que procure ver. Vale a pena!
O Santa Clara viria a reduzir para 2-3 aos 90+4m. Depois de um canto apontado por Martim Madeira, a bola foi cabeceada por Gustavo Veiga. O guardião sérvio Marko defendeu para a frente, surgindo de novo Gustavo a concretizar.