Vila Franca do Campo foi palco do início da quarta edição do programa
educativo “Cientista Regressa à Escola”, na Quinta-feira, dia 31 de Outubro.
Este programa nacional leva cientistas de várias áreas do saber de volta às suas escolas de infância para implementar oficinas de ciência com as crianças do 4.º ano de escolaridade.
A edição deste ano marca um feito inédito, pois, pela primeira vez, vai levar cientistas açorianas/os de todas as ilhas para inspirar centenas de crianças no Arquipélago, consolidando ainda mais a sua presença na Região. O objectivo continua a promoção da literacia científica, a diminuição das desigualdades educativas e o fortalecimento da relação entre as comunidades científica e educativa.
A cientista vila-franquense, Ana Cristina Esteves, da Universidade de Aveiro e do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), regressou a São Miguel para inspirar dezenas de crianças, assinalando o arranque do programa neste ano lectivo. A investigadora açoriana ofereceu aos finalistas do 1.º Ciclo a oportunidade de contactar com o vasto mundo da ciência, mostrando-lhes que também eles poderão navegá-lo. A iniciativa é implementada pela Native Scientists e conta com o apoio de várias instituições, como o Governo Regional dos Açores, o Grupo Bensaúde, a Embaixada dos Estados Unidos, a FLAD e a Câmara Municipal.
Como explica Joana Bordalo, co-fundadora do programa, “queremos contribuir para o enriquecimento curricular na área das ciências, promover o Ensino Superior junto de estudantes mais jovens e fomentar a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando a ciência da sociedade e ancorando o programa a conceitos tão importantes como a humanização da ciência e a educação circular. A Cristina é uma comunicadora nata, entre as crianças, as professoras e a comitiva que veio celebrar este dia não sei quem mais desfrutou deste dia incrível. Estou grata por poder testemunhar os sorrisos destas crianças e por saber que foram as primeiras das 5.000 que esperamos alcançar este ano lectivo”.