Edit Template

Chegou a hora de grandes mudanças

1- Passado o alvoroço relativamente às eleições presidenciais nos Estados Unidos da América que durou meses a fio, agora os diversos países começam a fazer contas à vida, esperando por Janeiro para se saber que políticas irá o presidente eleito adoptar nas relações a estabelecer entre outros, com a Europa, o Médio Oriente, a China, o Japão e a América do Sul.
2- No que se reporta aos países da União Europeia, a situação é deveras difícil, com a Alemanha em crise e a caminhar rapidamente para eleições gerais, enquanto toca o alarme na economia da EU, devido ao abrandamento da produção de automóveis e veículos eléctricos, culpa, por um lado, da regulamentação excessiva na Europa e a forte concorrência de rivais globais como a China.
3- Perante a crise política da Europa, com a guerra que persiste sem fim à vista, e com a economia a regredir e amarrada à teimosia de Bruxelas, que teima ser mais papista do que o Papa, apostando na eliminação gradual da produção de automóveis com motores de combustão até 2035, para cumprir a ambiciosa tentativa de se tornar o primeiro continente com impacto neutro no clima, quando os Estados Unidos da América e a China continuarão a ser os países mais poluentes do Universo.
4- A Europa precisa de uma profunda reforma, para se proteger e proteger cada país que a compõe, devendo começar por ter uma indústria militar que garanta os meios necessários para a sua defesa, que vai muito para além dos meios militares que tem cada país que pertence à NATO.
5- A União Europeia, precisa de dispor de um exército e ter equipamentos capazes de defender cada um dos seus membros que compõem a Europa Atlântica que é composta por Espanha, por Portugal, depois o norte e o noroeste da França, assim como as Ilhas Britânicas, e estendendo-se nalguns casos à Islândia os Países Baixos e a Escandinávia.
6- O resultado das eleições do dia 5 de Novembro nos Estados Unidos da América obrigam a uma reforma profunda na Europa que tem de pôr a economia a crescer, usando os recursos que tem e a valorizar a agricultura, a pesca e a indústria, e acabar com a burocracia que bloqueia as empresas e os empresários.
7- Portugal vai pedir um sexto cheque do PRR, com metas e marcos por cumprir e um deles é a construção de dois barcos para os Açores. Acontece que o Governo da República alega que “só na semana passada é que soube que o concurso para a construção dos dois barcos dos Açores ficou deserto”, criando constrangimentos no contexto da gestão do PRR que não eram esperados e que por isso não se conseguiu resolver a situação num curto espaço de tempo”.
8- Ora, o concurso foi lançado no dia 16 de Janeiro de 2024, e a adjudicação da construção dos navios data de 19 de Junho de 2024. Acontece que desde 26 de Setembro de 2024, era dado como certo a anulação do concurso, sendo, por isso, de estranhar que não tenha sido dado conhecimento desse facto à entidade que gere o PRR, independentemente do novo concurso que vai ocorrer e que já foi anunciado pela Secretária Regional, Berta Cabral.
9- Vamos ver se os barcos irão encontrar um bom artífice que seja célere na execução e na qualidade do produto final. Entretanto, é preciso começar a ver como irão ser abastecidos os navios, e ter em conta o alerta em tempos feito pelo presidente da Câmara do Comércio da Horta que dizia que as ilhas do Triângulo não têm capacidade energética para carregar os navios eléctricos que a Atlânticoline quer pôr a operar em 2026. Ainda estamos a tempo de remediar o que precisa ser remediado.
10- Entretanto, no debate que tem decorrido na Assembleia da República para afinar o Orçamento para 2025 na especialidade, o Ministro da Presidência, Leitão Amaro, disse que o Governo tenciona “mexer” nas férias, nas baixas médicas, no direito à greve, e no sistema de avaliação da Função Pública, tudo isso “em contexto de diálogo com os trabalhadores”, e com o objectivo de congelar a contratação de funcionários públicos. Não há dúvida que é indispensável que haja uma reforma da Administração Pública em termos nacionais e regionais. Caminha-se para uma mudança que dá esperança de mexer no que precisa ser mexido!
Américo Natalino Viveiros

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores