Edit Template

Estamos em tempo de unir e não dividir

1- Amanhã a Assembleia da República vai realizar uma sessão solene para comemorar o dia 25 de Novembro que passa a associar-se ao 25 de Abril, duas datas que marcam a mudança do País da ditadura para a Democracia. Abril abriu as portas à liberdade, enquanto o 25 de Novembro representa o abrir de portas à Democracia, sem o qual certamente hoje não seríamos o que somos.
2- Para esta sessão solene que resulta da aprovação feita pela maioria da Assembleia da Republica, haverá um modelo idêntico ao da cerimónia do 25 de Abril, apenas com diferença quanto aos discursos e sem direito a cravos vermelhos. O Partido Comunista já anunciou que não estará presente na Sessão e percebe-se porque ele fazia parte do golpe que estava em marcha para a criação de uma Republica comunista e totalitária em Portugal.
3- Passados 50 anos, as pessoas não têm memória dos perigos que corremos, e a este propósito o General Ramalho Eanes em entrevista que deu a António José Saraiva do Jornal o SOL, faz descrições arrepiantes do que se passou desde o dia 21 de Novembro até ao dia 25, narrando factos que também aqui já referimos noutros escritos, e por isso não os repetimos, mas que é bom não esquecer.
4- Ramalho Eanes esclarece aspectos essenciais do 25 de Novembro. Conta que saiu de casa armado com uma pistola, narra em pormenor o que se passou em Belém na reunião com Costa Gomes, afirma que a guerra civil esteve iminente, e pensa que Álvaro Cunhal que era um promotor do “golpe”, recuou quando percebeu que a sublevação não podia nem iria vencer.
5- Perante esta situação, o Presidente da República solicitou a comparência de Otelo em Belém, tendo-se reunido, com ele, por volta das 14h30 do dia 25 de Novembro. Segundo Otelo, o Presidente da República perguntou-lhe qual a sua opinião sobre os acontecimentos e o que ele considerava aconselhável fazer. Respondeu-lhe Otelo – e cito – que: «Achava a situação grave e delicada e que havia que agir com cautela, com o objectivo de evitar qualquer incidente que pudesse descambar numa batalha
séria».
6- O que aconteceu há cinquenta anos atrás não se equilipsou, e os ventos não são bons, razão pela qual, quem tem responsabilidades politicas tem de estar atento às mudanças que estão a cominho. Muitos esquecem-se que temos uma guerra às portas da Europa e outra no Oriente médio sendo o Irão o principal alvo a ser atacado por Israel, tendo já sido atingidas este Sábado várias estruturas militares.
7- Enquanto isso, a União Europeia anda à procura de um rumo que tem sido difícil de encontrar devido à sua impreparação para gerir as consequências da Guerra na Ucrânia, e agora com as alterações políticas que terão lugar nos Estados Unidos da América a partir de 2025. Toda esta conjuntura, incluindo as eleições na Alemanha que vão ocorrer em 23 de Fevereiro de 2025, após o colapso da coligação do governo de Olaf Scholz , quando a Alemanha é o pais que impulsiona toda a economia da
União Europeia.
8- O presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, sublinhou, quarta-feira, que a União Europeia “não pode existir se for liderada de cima para baixo a partir de Bruxelas”, apelando que “chame todos à participação”, inclusive na gestão de fundos.
9- Na 163.ª sessão plenária do Comité das Regiões, que assinalou o 30.º aniversário da assembleia, Vasco Cordeiro que é o Presidente do Comité das Regiões, alegou que “A União Europeia é feita pelas muitas partes distintas que são os seus diversos territórios”
10- Quanto à política de Coesão, Vasco Cordeiro aponta para a necessidade de termos, não uma União centralizada do ponto de vista institucional, político e financeiro em Bruxelas, “mas uma União que tem de chamar todos à participação e à gestão daqueles que são os recursos” .
11- Perante o cenário com que estamos globalmente confrontados não podemos desistir daquilo que são os objectivos que temos projectados para o presente e para o futuro dos Açores, mas precisamos que haja diálogo e cooperação entre os diversos responsáveis políticos sem beliscar os princípios de cada partido. Estamos em tempo de união.
Américo Natalino Viveiros

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores