Fábio Gonzaga de 31 anos de idade é um dos rostos da loja de roupas
masculina Londrina há quase 11 anos.
O nosso entrevistado começou a colaborar com a Londrina quando tinha apenas 19 anos de idade, precisamente quando saiu do ensino secundário.
“O contacto com o público” é o que mais lhe agrada na profissão, mas também por ser um negócio do “comércio tradicional, que continua a ser uma forma de proximidade entre o cliente e o vendedor”. Como cidadão, também sente as diferenças, que existem em relação “ao atendimento praticado nas grandes superfícies comerciais”.
A Londrina foi a primeira
Por outro lado, Fábio Gonzaga também sempre gostou de arte, cultura e cinema e tentava continuamente encontrar formas de poder ajudar a Londrina nas redes sociais Facebook e Instagram, que estavam a ser geridas por Tiago Sá, filho do popular Carlos Sá. “Foi-me proposto gerir as páginas da Londrina, porque também já era um elemento da casa e tinha a percepção daquilo que poderia ser divulgado nas redes sociais relativamente à loja e comecei por aí”.
No entanto, muito antes disso, Fábio Gonzaga desenvolvia outros trabalhos por sua conta, porque também tinha feito um investimento em material fotográfico e vídeo, e trabalhava em parceria com outras pessoas para outras entidades.
Fábio Gonzaga passou a fazer publicações com mais regularidade e começou a ter mais liberdade, porque o feedback estava a ser muito positivo.
Carlos Sá no papel
de Peaky Blinders
A sua criatividade levou-o a produzir um Reels para a Londrina, em que Carlos Sá surgia com um fato à Peaky Blinders, com o tradicional boné. “De início hesitou, aceitou e depois acabou por perceber que o vídeo teve milhares de visualizações”.
Peaky Blinders é uma série de televisão britânica de drama, que segue as façanhas de uma rede mafiosa logo após a Primeira Guerra Mundial.
E para quem não sabe, o Reels é um formato de vídeo com música, áudio, efeitos de realidade aumentada e muito mais.
Ou seja, um ano antes de passar a gerir as redes sociais da Londrina, Fábio Gonzaga já tinha aberto a actividade de empresário por conta própria. “Conheci uma outra pessoa, que também era empresário, por conta própria e passei a conhecer muita gente no meio. No entanto, também é justo dizer, que muita gente veio falar comigo depois de passar a gerir as redes sociais da Londrina”.
O poder digital
Neste momento, Fábio Gonzaga gere as redes sociais de mais de cinco entidades, entre elas, a Bocaberta – Cervejaria & Mariqueira, a Barbearia Jesus, o restaurante Sole Meio, o PDL Physique Fitness Center, São Miguel Sail ou a Quinta das Raiadas. De referir, que todas estas actividades são desenvolvidas em horário pós-laboral.
Numa outra ocasião, Fábio Gozaga leu uma publicação, que alguém escreveu, que os hamsters, que estiveram à solta no porão de um avião, afinal tinham vindo para cá gravar uma série para a Netflix. Após meditar, um pouco no assunto, que estava a ser muito falado na altura, aproveitou para tirar uma foto à fachada da Londrina e fez uma montagem: três hamsters vestidos de fato. “Vieram cá renovar o guarda-roupa!”, foi a legenda da foto, que produziu e teve um alcance de 33 mil e 800 pessoas e mais de dois mil gostos.
“Há falta de optimismo”
Fábio Gozaga reforça, que há muita falta de optimismo no comércio tradicional e recorda a onda de contestação, que houve quando a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu fechar algumas das artérias da baixa da cidade. “Já não passam carros, há muito mais movimento de pessoas e tudo voltou à normalidade. Perde-se tempo a lamentar e faz-se pouco para divulgar”.
No futuro pretende continuar a divulgar entidades e empresas, mas na área do vídeo “gostava de fazer algo mais elaborado. Costumo dizer, que sou um bocado obcecado por ideias e ambiciono fazer uma curta-metragem, mas ainda está numa fase muito embrionária”
“Esta é uma actividade, que me ocupa muito tempo pós-laboral, porque para além disso tento fazer algum desporto, mas a folga é muito limitada”.
Fábio Gonzaga tem, do mesmo modo, uma parceria com o artista de música Balada Brassado, na produção dos seus vídeos.
Marco Sousa