No Dia do Poder Local, assinalado ontem, o Auditório Ferreira da Silva, na vila de Água de Pau, recebeu, a 3.ª edição da Assembleia Municipal Jovem (AMJ). Este momento contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa e, também, Presidente da AMJ, Rodrigo Oliveira, do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, dos presidentes de juntas de freguesia do concelho, bem como professores, pais e encarregados de educação.
De referir que, esta Assembleia decorreu, de forma propositada no Dia do Poder Local, que na sua 3.ª edição juntou representantes desde o 7.º ao 12.º ano escolar, das diferentes escolas do concelho. Nesse âmbito, foram colocadas em cima da mesa várias ideias para o presente e o futuro do município, em que foram, igualmente, definidas estratégias a serem implementadas no concelho.
Antes da reunião, os presentes foram surpreendidos com um Sketch teatral, protagonizado pelos jovens da EBI Água de Pau, que retrataram uma cena de grupo de cidadãos a solicitar apoio a uma junta de freguesia.
Diversos foram os temas apresentados pelos 18 deputados jovens, destacando-se, assim, a promoção de eventos; transportes públicos; paragens de autocarro; voluntariado; polícia municipal; espaço de convívio; limpeza urbana e da via pública; toxicodependência; segurança infantil e vagas nas creches, entre outras ideias abordadas.
Aos temas em questão, o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Frederico Sousa, contribuiu para o debate com esclarecimento da ação municipal, reconhecendo e reforçando a sua pertinência e comprometendo-se a considerá-los.
O edil aproveitou a ocasião para explanar a competência de cada entidade, mais precisamente do Governo Regional, das Juntas de Freguesia e da Câmara Municipal, por forma a que os jovens saibam o papel que cada organismo desempenha.
Finalmente, apelou à participação dos jovens no Orçamento Participativo (OP), cuja abertura aconteceu naquele momento, referindo que as propostas têm de ter em conta os recursos financeiros associados para a sua execução. Nesse âmbito, após o debate, a comunidade teve a possibilidade de apresentar ideias, online, numa plataforma, para concretização no próximo ano.
Por seu turno, o Presidente da Assembleia Municipal, Rodrigo Oliveira, felicitou os deputados pela sua participação, que muito contribuiu para dar a conhecer aos órgãos deliberativos e executivo do município, as preocupações dos jovens, permitindo, assim, a melhoria das respostas pela sua comunidade.
No final da reunião, Simone Ponte da Escola Profissional INETESE e Júlia Rego da EBI de Água de Pau, foram eleitas como porta-voz da Assembleia Jovem.
Recorde-se que, a AMJ foi distinguida, este ano, pela Associação Nacional de Assembleias Municipais com Menção Honrosa, na categoria de Boas Práticas das Assembleias Municipais.