A proposta de orçamento da Câmara Municipal de Vila do Porto para 2025 foi aprovado a 27 de Novembro, em reunião de Câmara, por maioria, com os votos a favor do PS e abstenção do PSD.
Para o Executivo Municipal, este é um orçamento que responde às necessidades dos marienses, num valor superior a 11,5 milhões de euros, sendo apresentado, discutido e votado na próxima Assembleia Municipal, que se realizará no decorrer do mês de Dezembro.
Das acções contempladas no documento, o Executivo Municipal destaca como prioridades os investimentos na Habitação, no âmbito do 1º Direito, bem como na Habitação Degrada, prevendo um montante de 2,8milhões de euros.
Ao nível do sector da Água, destaca-se a construção de um furo para captação de água na freguesia de Santo Espírito com um montante previsto de 570 mil euros e a construção de reservatório de água no lugar do aeroporto, com um valor previsto de 500 mil euros, para além da contínua melhoria na reabilitação da rede de águas do concelho.
De realçar ainda a requalificação dos edifícios escolares propriedade do Município, com um montante previsto de 450 mil euros e a requalificação da rede viária do concelho com um montante previsto de 700 mil euros.
O Executivo Municipal defende uma política de proximidade com os cidadãos, sublinhando que os eixos prioritários vão ao encontro daquela que tem de ser a acção do poder local, actuando em áreas como a habitação, o saneamento básico, os resíduos, a viação rural e urbana, a par dos investimentos de âmbito social, cultural e ambiental.