O Spa Fish, de Nádia Tavares Santos, situado na Rua Bento José Morais, 23, ao lado do Hipermercado Pinto Doce – São Gonçalo, as clientes, depois de um tratamento de Pedicure de Embelezamento colocam os pés num mini aquário com pequenos peixes, a relaxar durante meia hora, ouvindo música num ambiente acolhedor, onde no final é-lhes oferecido um chá.
Nádia Tavares Santos, de 34 anos de idade é empresária por conta própria há cerca de 14 anos.
A nossa entrevistada, que é natural da Bretanha tirou primeiro um curso profissional de mesa e bar. Nessa altura confessa, que “era extremamente jovem”, por isso não se identificou muito com essa formação. No entanto, também disse à nossa reportagem, que “foi bom”, porque passou “a desenvolver relações interpessoais, porque até aí não gostava de falar muito”.
Considerando, que sempre foi “um bocado vaidosa”, porque também achava que “tinha capacidade para cuidar das outras pessoas”, decide seguir pela área da “estética para melhorar a aparência física e promover o bem-estar” através de uma variedade de procedimentos estéticos.
Primeiro aprendeu a trabalhar na hotelaria
A área de mesa e bar “foi uma boa experiência, porque aprendi a ter um bom relacionamento com os clientes”. Nádia Tavares trabalhou em diversas unidades hoteleiras, antes de enveredar por uma carreira na área da estética.
Com o curso de mesa e bar fica com a equivalência ao 12.º ano e essa formação permitiu-lhe assegurar certificação na área da estética, que foi concretizada no continente, durante duas semanas: uma semana em Lisboa e outra no Porto.
Nádia Tavares releva, que o seu Spa é um complemento à Pedicure. “Tenho a Pedicure Medical, que é uma Pedicure, que trata problemas dos pés e estas pessoas não podem fazer Spa, mas quem fizer Pedicure de Embelezamento já pode fazer. Após fazer a Pedicure é feito ali um relaxamento, onde as pessoas ficam com os pés num mini aquário com pequenos peixes, durante meia hora a relaxar, ouvindo música num ambiente acolhedor, onde no final é-lhes oferecido um chá”.
De referir, que a Pedicure Medical trata problemas cutâneos dos pés e das unhas como calosidades.
Já a Pedicure de Embelezamento tem como objectivo tratar dos pés, deixando-os com uma aparência saudável, agradável e bem cuidada.
Esteticista e formadora
O Spa Fish já é muito utilizado noutros países, principalmente em Espanha. “Não é apenas um tratamento estético e é também uma experiência de profundo relaxamento”, onde os pequenos peixes não têm dentes, mas sim uma boca em forma de cálice, que é usada para sugar impurezas, que se encontram na pele e as peles mortas.
Nádia Tavares tem a sua página na rede social Facebook (Nátia Tavares Santos), assim como Instagram (Nadiatavaresbeauty).
Nádia Tavares não faz só a parte da estética, como também faz unhas, depilações e é também formadora, designer de unhas e micropigmentadora de sobrancelhas, olhos e lábios.
No Spa Fish, Nádia Tavares trabalha sozinha e ainda não conseguiu encontrar uma colaboradora. Trabalha de Segunda-feira a Sábado e só folga ao Domingo.
Nádia Tavares não consegue calcular quantas clientes atende por dia, porque nem todos os serviços são iguais. Faz, no entanto, “uma média de 12 horas de trabalho por dia”.
De manhã deixa os seus filhos na escola e começa a trabalhar às 09h00, e por volta das 21h00 ou 21h30 está a fechar o espaço, o Spa Fish. “Nesta profissão, o meu marido tem sido o meu maior apoio, porque inclusivamente é ele que vai buscar os meus filhos à escola”.
Fora do trabalho, e porque só lhe resta o Domingo, aproveita este dia “para estar com a família”. Reconhece ainda, que gosta de “ler e de passear”, mas não tem muito tempo para isso.
E porque também é formadora de estética, tem de “estar sempre actualizada para poder também ensinar da melhor forma”.
Sobre o que mais lhe agrada na profissão, responde da seguinte forma: “Conseguir fazer subir a auto-estima das minhas clientes e manter a amizade que foi criada, são valores que aprecio nesta profissão, que não a trocaria por nenhuma outra”.
Marco Sousa