Edit Template

Açoriano Evandro Meneses leva Viola da Terra a palcos além-fronteiras com o projecto SOLO9VIOLA

Este Sábado, dia 30 de Novembro, a Câmara Municipal da Lajes das Flores convida o músico terceirense Evandro Meneses, com o projecto SOLO9VIOLA, para um concerto intimista da guitarra de dois corações. O concerto decorre no Museu das Lajes das Flores, às 20h30, e tem entrada livre. “O SOLO9VIOLA tem sido dos projectos com maior interesse e visibilidade nos vários jornais e na comunicação social. Para além de ser um projecto de interesse cultural, é um projecto que vai além-fronteiras, levando o nome dos Açores a todos os países que este projecto percorre”, realça Evandro Meneses.

Evandro Meneses nasceu nas Lajes, ilha Terceira. Frequentou o Conservatório Regional de Angra do Heroísmo durante 10 anos e é licenciado em Guitarra Clássica e Composição pela Escola Superior de Música de Lisboa. De momento trabalha como director musical e maestro de vários agrupamentos, compõe e faz arranjos para os mais variados projectos e lidera Ramo Grande Studio (estúdio de gravação e produção musical).

O início da paixão pela música
A sua paixão pela música inicia-se aos 4 anos de idade. Durante os estudos académicos na área da música, realiza alguns concertos e trabalhos no mesmo ramo. Inicia, então, a sua carreira profissional em 2018, aquando da finalização da licenciatura na cidade de Lisboa. Desde então tem preenchido a sua vida profissional apenas com a música, seja por concertos, produção, composição, etc.

Surgimento do projecto Solo9Viola
O Solo9Viola surge de um desafio do Director Artístico da MiratecArts, Terry Costa, da Ilha do Pico, em compor um concerto a solo para Viola da Terra. Este mesmo concerto é constituído por três andamentos, em que o primeiro representa o Presente (onde toca com a técnica e inspiração que tem vindo a tocar nos dias de hoje), o segundo representa o Passado (onde toca uma rapsódia de nove músicas tradicionais açorianas, uma de cada ilha), e por último o terceiro andamento representa o futuro (onde explora melhor as técnicas estendidas e outras sonoridades do instrumento).

Um músico com agenda preenchida
O artista natural da ilha Terceira tem outros trabalhos e projectos, seja como músico próprio, seja com outros artistas. Viola Intemporal – projecto a solo com Viola da Terra e pedais de efeitos e loops ; Quarto Crescente & Amigos – grupo musical de música popular açoriana organizado por Evandro Meneses. Para além disso, Evandro é músico de vários artistas do panorama musical terceirense, tais como João da Ilha, Vera Brasil, Maria Areia e Pai Zé, entre outros. Para o músico de Viola da Terra, foi um ano bastante preenchido e recheado de boas actuações. “Esperemos que a quantidade de concertos aumente ainda mais. Parar é morrer, e o artista vive da sua própria vontade de fazer mais e mais” – afirma com agrado o praticante de Viola da Terra

Um projecto itinerante com críticas positivas
SOLO9VIOLA recebeu sua estreia no Auditório da Madalena, no Cordas World Music Festival, na ilha do Pico. A partir daí seguiu caminho para a Terceira, no Teatro Angrense, em Angra do Heroísmo, e Teatro Ramo Grande, na Praia da Vitória; em São Miguel na Igreja do Colégio – Museu Carlos Machado; na Igreja de Nossa Senhora dos Milagres no Corvo; Igreja de Santa Bárbara e no Museu Francisco Lacerda em São Jorge; Teatro Faialense; na cidade do Porto, no WOMEX – maior festival e feira de músicas do mundo. Voltou ao Pico – no Auditório do Museu dos Baleeiros e no programa escolar do Festival Cordas no Auditório da Madalena.
O projecto já se aventurou no estrangeiro, chegando ao Auditório Enrique Iglésias em Montevideo, e ao Teatro Sociedad Unión em San Carlos (ambos no Uruguai); Le Stanze in Fiore – Catania, Sicília, na Itália; e ainda na Corunha, Espanha.
“O SOLO9VIOLA tem sido dos projectos com maior interesse e visibilidade nos vários jornais e na comunicação social. Para além de ser um projecto de interesse cultural, é um projecto que vai além-fronteiras, levando o nome dos Açores a todos os países que este projecto percorre” – realça Evandro Meneses
“É uma obra única, desenvolvida através da associação MiratecArts,” explica o produtor Terry Costa, acrescentando que “este projeto é uma experiência que só pode ser apreciada ao vivo. As audiências têm que apreciar, o mais perto possível, este jovem compositor e músico virtuoso, com a Viola da Terra, como nunca antes visto”.
Para além dos concertos, também obteve críticas internacionais, vindas de uma jornalista italiana, de um produtor uruguaio e de um director de festival de Praga.
José Henrique Andrade

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores