“Motorev, Mecatrónica e Mecânica”, no Azores Park, é uma oficina de serviços em automóveis, revisões, serviços rápidos, mecânica, electrónica, diagnósticos e consultoria automóvel.
Hugo Sousa, de 33 anos de idade é o responsável por aquele espaço, que conta com mais um elemento, Rui Botelho. Ambos são técnicos certificados em reparação de automóveis e têm 25 anos de experiência combinada.
Desde novo, que Rui Botelho, de 34 anos trabalha no ramo automóvel, onde aliás o pai também é mecânico.
Hugo Sousa começou pelo desporto automóvel, na parte da electrónica dos veículos, nas formações e actualizações de software, em tempo parcial, porque parte da sua vida está relacionada com a aviação, experiência, que trouxe para a “Motorev, Mecatrónica e Mecânica”. “Assim, os métodos inovadores, a organização e a redundância para trabalhar sem falhas são metodologias da minha experiência na aviação”, revelou Hugo Sousa.
Organização do espaço facilita
a realização das tarefas diárias
A indústria automóvel está em transição, onde os fabricantes estão a ter dificuldades em adaptar-se à produção de veículos eléctricos. Deste modo, “quem não se adaptar a esta mudança, que inclui muitos componentes electrónicos e não entender de mecânica e electrónica, dificilmente irá dar conta de uma avaria complexa num veículo automóvel”.
“Nós aqui, insistimos em trabalhar num ambiente limpo, onde a organização do espaço facilita a realização das tarefas diárias e com transparência, com método, que é muito importante, tendo em conta que os carros hoje em dia são muito complexos. O método é que nos faz ser eficientes e ter sucesso na reparação dos carros”, acrescentou.
Na “Motorev, Mecatrónica e Mecânica”, Hugo Sousa está mais focado “na electrónica e na parte operacional da empresa, desde marcações, atendimento, a encomenda de peças, onde inclusivamente já foi fechada a parceria com três grupos grandes, nomeadamente a Stellantis, Toyota e Grupo VAG”.
Só peças de média e alta qualidade
A empresa só trabalha com peças originais e peças aftermarket de marcas premium. “Só trabalhamos com peças de média e alta qualidade, mas ao nível de peças aftermarket, que são aquelas, que não são originais, só trabalhamos com fabricantes de renome como a Bosch, ZF, Schaeffler ou a Brembo, por exemplo”.
Naquilo que melhor faz, Hugo Sousa destaca a necessidade de se ter “uma estratégia de organização, mas temos de ter também sempre acesso a plataformas, que nos fornecem informação técnica e peças, para depois explicarmos aos clientes os procedimentos correctos para fazermos as reparações e a partir daqui é que nós desenvolvemos o nosso trabalho, ou seja, o carro é recebido na oficina, fazemos uma análise à viatura e um diagnóstico, depois falamos com o cliente a explicar o que pode ser, porque nem sempre detectamos à primeira, para depois procedermos à reparação”.
Apesar de só estar aberto há relativamente pouco tempo – seis meses -, a “Motorev, Mecatrónica e Mecânica” já dispõe de alguns equipamentos de ponta multimarca.
“Já temos alguns clientes, mas ainda estamos a construir uma casa. Já trabalhamos com empresas, que têm frotas automóveis, que estão a confiar no nosso trabalho e estamos muito gratos e satisfeitos, porque o nosso foco é reparar as avarias à primeira, com o menor custo para o cliente, evitando reincidências, porque as viaturas só saem daqui totalmente reparadas”.
Ao nível das inovações, a “Motorev, Mecatrónica e Mecânica” disponibiliza um software, que é relativamente recente em Portugal, desenvolvido por uma empresa, que também tem uma oficina. “Nós aqui e nos Açores somos uma das primeiras a ter essa aplicação, que interage com o cliente. Conseguimos partilhar as fotos das peças desgastadas, que necessitam de ser substituídas, para além de uma manutenção ou uma reparação de outros componentes, que sejam necessários substituir, o cliente interage connosco vendo as fotografias e aprovando. Esta aplicação trabalha por Windows, Android e IOS, onde o cliente só tem que se registar e consegue acompanhar em tempo real a reparação da sua viatura, tendo a perfeita noção também dos custos inerentes”.
Em termos de perspectivas para o futuro, a “Motorev, Mecatrónica e Mecânica” quer diferenciar-se de todas as outras oficinas existentes.
Essa diferença faz-se com esforço, dedicação, formação e inovação, onde Hugo Sousa inclusivamente foi recentemente a uma feira mundial em Frankfurt para acompanhar as tendências e aquilo que vai sair no mercado, ao nível de ferramentas e de peças aftermarket. “Nesta feira deu para perceber, que há um braço de ferro entre a actual indústria dos carros a combustão e os veículos eléctricos, que são amigos do ambiente e eficientes, e é onde a indústria está a moldar-se para essa transformação, mas também estão a surgir novas ferramentas e novas formas de trabalhar, com alguma simplicidade nesse aspecto, ou seja, criar ferramentas para que o trabalho seja mais “user friendly” para os técnicos”.
Neste momento, só são dois os elementos que ali trabalham, mas Hugo Sousa quer que a empresa continue a crescer, revelando, inclusivamente que, tanto ele como Rui Botelho, já têm um plano de formação para o próximo ano.
E porque de transformação também falamos, a “Motorev, Mecatrónica e Mecânica” já investiu num novo elevador, este para veículos eléctricos, que permite a totalidade das reparações desses veículos. Aliás, “todos os nossos investimentos são sempre concretizados a pensar no futuro”, destacou.
Importantes são também os recursos humanos. “Não sabemos se continuaremos a crescer ou não, mas independentemente da reacção do mercado e do nosso comportamento na área da Mecatrónica e Mecânica, nós vamos investir muito a vários níveis em recursos humanos”.
Também num futuro próximo, a “Motorev, Mecatrónica e Mecânica” está a tentar ser reparadora independente de algumas marcas. “Já fomos contactados e também já contactámos algumas marcas e estamos aqui a reunir condições e fazer um estudo contínuo para perceber a viabilidade e quando é que podemos avançar, porque também já estamos a utilizar a tecnologia a nosso favor e trabalhamos com um fornecedor de software , que trabalha com inteligência artificial e conseguimos ter um tempo de resposta muito rápido. Dou um exemplo, se suspeitarmos que o software de um carro esteja adulterado, em questão de minutos, para não dizer segundos, conseguimos reparar essa alteração”.
“Um agradecimento é devido aos nossos clientes e parceiros, que acreditam desde o início na qualidade do nosso trabalho e os seus veículos na nossa oficina, isto também está a ser a chave do nosso crescimento e desenvolvimento”, finalizou.
Marco Sousa