O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, reconheceu o mérito dos professores e alunos “na promoção do ensino de excelência” desenvolvido pela Escola Secundária das Laranjeiras, durante a sessão comemorativa do 38.º aniversário do estabelecimento de ensino.
“Tenho muito orgulho em participar nesta cerimónia de entrega dos prémios de mérito. São estes momentos que permitem valorizar o trabalho desenvolvido pelos professores e alunos e destacar a excelência do ensino que se pratica nos Açores”, afirmou.
Pedro Nascimento Cabral falava na cerimónia de entrega dos prémios de mérito, que integra no programa das comemorações do 38.º aniversário da Escola Secundária das Laranjeiras, e premiou 28 alunos desta escola de Ponta Delgada, pelo “seu valor e desempenho de excelência”.
Na ocasião, foram também homenageadas três professoras que completaram 25 anos de carreira, Maria Gabriela Almeida, Maria José Medeiros e Manuela Linhares, e o Presidente da Autarquia fez questão de valorizar a classe docente. “Gratidão é a palavra certa para aplicar aqui, pelo trabalho difícil e imprescindível desenvolvido por aqueles que são as principais artérias da escola, os professores, e que agora são reconhecidos com os resultados de excelência dos seus alunos”.
“Sabemos que os professores não têm uma vida fácil e lutam contra entraves que dificultam a elevação da qualidade do ensino. Daí a importância destes momentos para estímulo, motivação e carinho aos nossos professores. São os professores que formam os nossos jovens para além do ensino. Incutem valores e princípios que esta juventude tem para se regular e que são imprescindíveis à convivência humana, como a solidariedade, voluntariado e entreajuda. São os professores que ajudam a moldar os homens e mulheres do amanhã. Por tudo isto, muito obrigado, a nível pessoal e institucional, por toda esta dedicação e empenho”, sublinhou.
Pedro Nascimento Cabral louvou ainda o “papel dos pais na educação desta nova geração” e realçou que “este é um importante dia para os vencedores desta distinção. É um reconhecimento oficial por parte da Escola Secundária das Laranjeiras de que vocês são um exemplo! Vocês quando recebem estes diplomas com carimbo de qualidade, recebem o reconhecimento do vosso trabalho e também uma grande responsabilidade. Passam a ser uma referência para os vossos colegas, amigos e professores!”.
O autarca evidenciou que “os homens e mulheres elevam-se, quando superam obstáculos difíceis. Queremos que não tenham medo de serem os melhores, de serem um exemplo para toda uma geração, lutando pelos vossos sonhos e estando no futuro à frente de instituições públicas, associações e decisões políticas, transformando os Açores numa terra onde há excelência na qualidade de vida”.
O Presidente do Conselho Executivo da Escola da Laranjeiras, Luís Paulo Vieira, pautou o seu discurso pelo o impacto positivo que uma comunidade educativa unida pode ter, o empenho dos educadores, o papel crucial dos pais e a dedicação dos alunos, que desta forma “escrevem a história da Escola Secundária das Laranjeiras, que comemora 38 anos. Uma escola feita de histórias, memórias, dedicação e mérito de toda uma comunidade educativa”.
Luís Paulo Vieira, Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária das Laranjeiras, aproveitou também a ocasião para expressar que é um orgulho receber o Presidente da Assembleia Legislativa, Luís Garcia, e contar, novamente com a presença do Presidente da maior autarquia dos Açores, nesta celebração, recordando que “o Presidente da Câmara Municipal, desde que tomou funções, tem marcado presença nestas celebrações e tem nutrido por esta comunidade escolar uma amizade, que muito nos prestigia”.
