A Assembleia Legislativa Regional dos Açores aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento da treinadora de atletismo em pista e fundadora do Clube de Atletismo da Lagoa (CALAG), Maria Madalena Madureira. O voto, apresentado pela deputada do Partido Socialista à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Cristina Calisto, é do seguinte teor:
“Maria Madalena Madureira nasceu a 9 de Outubro de 1945, em Salvador do Congo, Angola. Fixou-se na ilha de São Miguel em 1984, após viver no Brasil, onde nasceram as suas duas filhas, e na ilha Terceira, onde residiu por um ano.
Vocacionada para a modalidade de atletismo em pista, Madalena Madureira, como era amplamente conhecida, foi professora de Educação Física nas escolas dos Arrifes, Lagoa e Laranjeiras. Simultaneamente, destacou-se como treinadora e fundou o Clube de Atletismo da Lagoa (CALAG) da Escola Preparatória da Lagoa. Sob a sua liderança, o CALAG sagrou-se campeão feminino da Terceira Divisão Nacional em 1996 e da Segunda Divisão Nacional, em 1998.
Mais tarde, integrou a secção de atletismo do Clube Operário Desportivo da Lagoa, que conquistou o título de campeão masculino da Segunda Divisão Nacional, em 2002, e de campeão feminino da mesma divisão, em 2004 e 2005. A sua dedicação e visão elevaram o nome da cidade da Lagoa, da ilha de São Miguel e dos Açores no panorama do atletismo nacional.
Maria Madalena
foi prospectora de talentos
Maria Madalena Madureira colaborou com a Câmara Municipal de Lagoa na organização das Corridas de Atletismo, realizadas anualmente entre Água de Pau e Lagoa. Além disso, entre 2002 e 2004, desempenhou o papel de prospectora de talentos. Foi também representante de São Miguel no Conselho Regional de Alta Competição, seleccionadora regional nos Jogos das Ilhas, Presidente e Directora Técnica da Associação de Atletismo de São Miguel, bem como treinadora e juíza de atletismo em provas regionais, nacionais e internacionais.
Madalena Madureira destacou-se igualmente pelas suas qualidades humanas, nomeadamente pela simplicidade, humildade e generosidade. Sempre disponível para apoiar os seus atletas, disponibilizou a sua casa para pernoitas e refeições, patrocinava a titulo pessoal os equipamentos desportivos dos jovens mais carenciados e junto das suas famílias ajudava-os a ultrapassar as suas dificuldades financeiras, revelando uma profunda sensibilidade social.
Em 2018, foi homenageada pela Câmara Municipal de Lagoa com um Voto de Louvor, em reconhecimento pelo seu contributo para a educação e o desporto no concelho. Na ocasião, foi lançado o seu livro, “Palavras Pequenas, Pensamentos Grandes”, que narra o seu percurso de vida.
Maria Madalena Madureira faleceu no dia 24 de Dezembro de 2024, aos 79 anos de idade.
Assim, e considerando o seu percurso de vida e o contributo inestimável para a promoção do desporto, em particular do atletismo, e a consequente projecção da Região Autónoma dos Açores a nível nacional e internacional, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista propõe à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, reunida em sessão plenária no dia 14 de Janeiro de 2025, que aprove um voto de pesar pelo falecimento de Maria Madalena Madureira.
Do presente voto deverá ser dado conhecimento à sua família, ao Clube de Atletismo da Lagoa, ao Clube Operário Desportivo, ao Clube Desportivo Operário, à Associação de Atletismo da Ilha de São Miguel, à Federação Portuguesa de Atletismo e à Escola Básica Integrada de Lagoa.”
